Conheça o Aston Martin Valkyrie, o supercarro de uma parceria inédita - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Aston Martin Valkyrie, o supercarro de uma parceria inédita

O mundo automobilístico foi agitado pela colaboração entre a icônica fabricante britânica Aston Martin e a renomada equipe de corrida Red Bull Racing, que culminou no nascimento de um verdadeiro supercarro: o Aston Martin Valkyrie. Desenvolvido pelo engenheiro britânico Adrian Newey, cérebro por trás de inovações na Fórmula 1, o Valkyrie não é apenas um carro, mas uma proeza da engenharia moderna.

Após sua apresentação em 2016 como o AM-RB 001, levou sete anos para que este modelo excepcional fosse concluído. Com apenas 150 unidades produzidas, sendo 25 dedicadas exclusivamente para uso em pistas, o Valkyrie é uma verdadeira obra de arte sobre rodas.

Foto/ Fonte: Canaltech

Cada exemplar do Valkyrie exigiu cerca de 2.000 horas de trabalho meticuloso, desde a sua fabricação na planta em Gaydon, no Reino Unido, até uma série de rigorosos testes no lendário Autódromo de Silverstone, casa de grandes prêmios de Fórmula 1.

O Valkyrie é uma combinação impressionante de poder e elegância. Seu motor V12 de 6.5 litros da Cosworth, capaz de gerar 1.016 cv de potência e 79,5 kgf/m de torque, combinado com um propulsor elétrico, resulta em uma potência total de 1.158 cv. Esta máquina é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em meros 2,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 352 km/h, colocando-o entre os carros mais rápidos do mundo.

Foto/ Fonte: Canaltech

Com sua carroceria de fibra de carbono, o Valkyrie ostenta uma relação peso/potência de 1 kg/cv, semelhante à encontrada em protótipos de corrida. Projetado para dominar tanto as ruas quanto os circuitos, oferece modos de condução distintos, com ajustes de chassi e suspensão para cada situação.

Entretanto, a exclusividade tem seu preço. O Aston Martin Valkyrie foi lançado por US$ 3 milhões, mas os proprietários das 150 unidades produzidas devem estar preparados para desembolsar muito mais. As três primeiras revisões, obrigatórias para manter a garantia, custam uma soma considerável de US$ 370 mil.

Foto/ Fonte: Canaltech

OAston Martin Valkyrie não é apenas um carro, é uma manifestação da paixão pela velocidade e da busca pela excelência na engenharia automotiva, representando o ápice da parceria entre a Aston Martin e a Red Bull Racing. Este supercarro promete uma experiência de condução verdadeiramente incomparável, fundindo o desempenho de um Fórmula 1 com a elegância de um automóvel de luxo.