Colaboração histórica leva brilho cultural de Joe Big Mountain para Gucci no 96º Oscar - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Colaboração histórica leva brilho cultural de Joe Big Mountain para Gucci no 96º Oscar

Em um marco histórico para a indústria da moda e para as comunidades indígenas, a renomada marca Gucci e o talentoso designer indígena Joe Big Mountain se uniram para criar dois deslumbrantes vestidos sob medida para a indicada ao Oscar, Lily Gladstone. A atriz, indicada como Melhor Atriz por seu papel em ‘Killers of the Flower Moon’, de Martin Scorsese, escolheu a parceria entre a Gucci e Joe Big Mountain para trazer à vida suas visões para o 96º Prêmio da Academia.

Foto/ Fonte: Divulgação

Os vestidos, concebidos em colaboração com Joe Big Mountain, representam uma fusão impressionante de heranças das nações Siksikaitsitapi e NiMíiPuu, homenageando as ricas tradições e culturas indígenas. Ambos os vestidos são testemunhos da arte e da herança da cultura de comunidades indígenas, incorporando o bordado Quillwork – uma forma de arte sagrada e ancestral, transmitida de geração em geração.

Foto/ Fonte: Gilbert Flores/Variety via Getty Images

Joe Big Mountain, juntamente com sua esposa, Sunshine, expressou sua gratidão pela escolha de Lily Gladstone em usar seu trabalho, afirmando que é um privilégio fazer parte de um momento tão significativo não apenas para eles, mas para todo o seu povo. A colaboração destaca não apenas o talento dos artistas indígenas, mas também a importância de reconhecer e celebrar suas contribuições para a moda e a cultura em geral.

Foto/ Fonte: Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina

Os vestidos, meticulosamente elaborados, incorporam técnicas de bordado transmitidas por gerações, incluindo o ponto ziguezague e o revestido. Joe Big Mountain conseguiu reunir uma equipe de talentosos artistas indígenas locais, destacando o valor da comunidade e da colaboração em seu trabalho.

Foto/ Fonte: Sabato De Sarno e Joe Big Mountain – Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina

O primeiro vestido, a ser usado por Lily Gladstone no tapete vermelho do Oscar, é um modelo deslumbrante de veludo azul marinho, complementado por uma capa adornada com motivos florais de penas, demonstrando a elegância e a sofisticação da cultura indígena. Para a Festa do Oscar, Gladstone usará outro modelo longo, com uma capa de mangas curtas e franjas em cascata, enfeitadas com bordados ao longo do decote, refletindo a diversidade e a habilidade artística das comunidades indígenas.

Foto/ Fonte: Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina

A colaboração entre Gucci, Joe Big Mountain e Lily Gladstone é mais do que uma parceria na moda – é um testemunho do poder da inclusão, do reconhecimento da diversidade cultural e da valorização das contribuições das comunidades indígenas para as artes e a sociedade como um todo. Este momento no 96º Oscar não apenas celebra o talento de Gladstone como atriz, mas também destaca a importância de representação e respeito pela cultura indígena em uma indústria frequentemente dominada por narrativas dominantes.

Foto/ Fonte: Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina
Foto/ Fonte: Sunshine Big Mountain, Sabato De Sarno e Joe Big Mountain – Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina
Foto/ Fonte: Cortesia da Gucci/ Via Vogue Mexico & America Latina