Coluna Decorando com Graciely Nery – Os rodapés e sua versatilidade na decoração
Atualmente, temos diversas opções de rodapé disponíveis na decoração, e estes podem variar em termos de estilo, material e funcionalidade. A escolha do ideal dependerá do estilo do ambiente, das preferências estéticas e da funcionalidade desejada. É importante considerar a harmonia com o restante da decoração e a durabilidade do material escolhido pois cada tipo de material tem suas características próprias. E também podem incluir funcionalidades adicionais, como sistemas embutidos para passagem de cabos elétricos ou para ocultar tubulações.
De maneira geral temos rodapés em madeira, que são tradicionais e oferecem um visual clássico; porcelanato, são populares por sua durabilidade e resistência à umidade, podem ser encontrados em uma variedade de cores e texturas para combinar com o piso; os de alumínio, são duráveis, resistentes à umidade e fáceis de limpar, ideais para ambientes que exigem alta resistência, podem ser embutidos, isto é instalados de forma que fiquem nivelados com o piso, proporcionando um visual discreto e minimalista.
Os Rodapés de poliestireno são leves, fáceis de instalar e oferecem uma variedade de designs e acabamentos decorativos que podem agregar estilo e sofisticação à decoração de um ambiente. Podem ser lisos: minimalistas e modernos, pois possuem uma aparência limpa e elegante, complementando diferentes estilos de decoração, ou com frisos ou ranhuras, criando um visual mais dinâmico.
Alguns rodapés de poliestireno são fabricados com acabamentos especiais, como pinturas metalizadas, texturas diferenciadas ou imitações de materiais naturais (como madeira). Além de exercer a função de proteger a base das paredes, estes rodapés têm muitas possibilidades de utilização na decoração, contribuindo significativamente para o estilo e a estética do ambiente.
Eles podem ser combinados com outros elementos decorativos para adicionar detalhes diversificados, criando um visual mais sofisticado e luxuoso.
Eles proporcionam um acabamento refinado às paredes, que podem ser rodameios e rodatetos (elementos decorativos instalados na parte superior das paredes, logo abaixo do teto); podem ser utilizados como molduras para realçar quadros, espelhos ou fotografias nas paredes, ou como molduras ao redor de portas, janelas, elevadores, criando um visual mais refinado e destacando esses elementos arquitetônicos. Podem também revestir as paredes, criando relevos e texturas interessantes e modernas, como a de parede ripada, ou marcações nas cabeceiras de cama.
Além disso, o poliestireno pode ser pintado facilmente, o que permite personalizar as peças de acordo com o estilo e a paleta de cores desejada. Sua versatilidade e praticidade torna-o uma escolha popular para projetos de decoração.
SERVIÇO
Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131
* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.