Copacabana Palace passa por transformação vibrante com 'Mitico' - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Copacabana Palace passa por transformação vibrante com ‘Mitico’

O icônico Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, foi novamente transformado em uma tela de cores e formas pela terceira edição da série artística “Mitico”, uma colaboração entre a Belmond e a Galleria Continua. Dessa vez, o renomado artista Daniel Buren emprestou sua visão singular para adornar a fachada do Copa com sua obra intitulada “Haltes Colorées”, ou ‘paradas coloridas’.

Esta série anual concentra-se exclusivamente em Buren, uma decisão que marca um marco inédito desde a criação do projeto. Com o tema “Haltes Colorées”, Buren busca oferecer ao público momentos de pausa que possibilitam uma nova perspectiva não apenas do ambiente imediato, mas também da paisagem urbana e da própria cidade.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

A intervenção, intitulada “Escala Colorida para Copacabana Palace”, é uma verdadeira sinfonia de cores vibrantes. Os 1.322 vinis transparentes aplicados nas 121 janelas do hotel criam uma experiência visual dinâmica que se transforma ao longo do dia. Sob a interação da luz solar, sombras dançantes e reflexos efêmeros adicionam uma dimensão única à já impressionante paisagem urbana do Rio de Janeiro.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

Daniel Buren, inspirado pela energia única da cidade, criou uma obra que celebra tanto a beleza natural quanto a arquitetura do Copacabana Palace. Sua instalação não apenas transforma visualmente o edifício, mas também convida os espectadores a contemplar o espaço de uma maneira totalmente nova.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

Para Ulisses Marreiros, diretor da Belmond no Brasil, essa intervenção não é apenas uma obra de arte, mas também uma forma de conectar o hotel com a cidade. “É uma instalação que inclui a cidade. A ideia é que cariocas e turistas possam contemplar o trabalho, olhando de dentro ou de fora”, afirma Marreiros.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

Além do Copacabana Palace, a série “Haltes Colorées” irá percorrer outras propriedades lendárias da Belmond ao redor do mundo, incluindo Mount Nelson na Cidade do Cabo, Villa San Michele em Florença, Castello di Casole na Toscana, Hotel Cipriani em Veneza e La Residencia em Maiorca. Cada instalação, embora única em sua concepção, busca celebrar a beleza e a singularidade de seu ambiente.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

A intervenção de Daniel Buren no Copacabana Palace estará aberta para hóspedes e visitantes de 14 de março a 30 de setembro de 2024. Durante este período, o hotel sediará uma série de palestras em parceria com a ArtRio, a principal feira de arte do Brasil, solidificando ainda mais seu compromisso com a expressão artística contemporânea.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace

Com sua fusão de arte e arquitetura, a intervenção de Buren no Copacabana Palace não apenas transforma visualmente o edifício, mas também convida o público a contemplar o espaço urbano de uma maneira renovada, destacando a rica interação entre a cidade, a arte e o espectador.

Foto/ Fonte: IG/ Copacabana Palace