Coluna Mercado Imobiliário de Luxo com Alexandre Gurgel - Qual o melhor momento para investimento imobiliário? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Mercado Imobiliário de Luxo com Alexandre Gurgel – Qual o melhor momento para investimento imobiliário?

Hello, meus amigos! Estamos de volta com uma dúvida sempre frequente nos atendimentos, principalmente, dos novos investidores… Mas é uma boa hora para investir em imóveis? E normalmente nossa resposta é sempre a mesma: hoje é o segundo melhor momento para investir em imóveis, pois o melhor momento foi ontem. Isso mesmo! Desde sempre, investimento em imóveis tem se mostrado algo sólido e que ultrapassa gerações e não sai de “moda”.


Trazendo à tona um olhar mais exato e prático, o melhor momento para fazer investimento no mercado imobiliário pode variar dependendo de vários fatores, como a localização, perspectivas do entorno, indicadores econômicos e é claro, sua própria situação financeira e seus objetivos, as vezes para casamento, planejamento familiar, deixar bens para filhos, usufruto em segunda moradia, para lazer em família, investimento para rentabilidade com locações (um reforço em sua aposentadoria), e/ou até mesmo, proteção financeira com acervo patrimonial.
Alguns pontos a considerar ao avaliar o momento para investir em imóveis são:

Fonte: Freepik

1. Ciclo Econômico: Durante períodos de crescimento econômico, pode ser um bom momento para investir, pois há mais demanda por imóveis. Por outro lado, durante recessões, os preços podem cair e surgir oportunidades de compra, ou seja, para quem estiver capitalizado, sempre será um bom momento, basta estar atento e ter um especialista do lado compartilhando esse olhar e aproveitando as altas e baixas do mercado (constância);

2. Taxas de Juros: Taxas de juros baixas geralmente tornam o financiamento imobiliário mais acessível e atraente para os investidores, que por vezes, a depender da estratégia, de compra e venda por exemplo, ele poderá adquirir um bem por x valor na planta, deixar um importante saldo a financiar e antes de chegar nesse momento, repassar essa sua unidade tendo um bom ganho de capital sem nem sequer ter investir 20% do valor do imóvel;

Fonte: acervo pessoal

3. Localização: A localização do imóvel é crucial. Áreas em crescimento ou com potencial de valorização a longo prazo são boas opções de investimento. Já imaginou compra um imóvel em uma linda praia como investimento para locações e de repente, ao lado, ser construído um empreendimento que atrairá milhares de pessoas para região e para alugar os imóveis durante todo o ano?

4. Objetivos de Investimento: Defina claramente seus objetivos ao investir em imóveis, seja para obter renda passiva com aluguéis, valorização do imóvel ao longo do tempo ou diversificação do portfólio. Com isso muito claro em mente, todo processo será facilitado e mais célere;

5. Consulte Especialistas: É sempre recomendável buscar orientação de especialistas em mercado imobiliário e finanças antes de tomar decisões de investimento, pois esses profissionais estão vivendo esse dia a dia e com certeza terão mais informações a passar sobre tudo com relação a cenário econômico vs impactos previstos no curto e médio prazo bem como investimentos públicos privados que podem estar sendo direcionados para determinadas localidades e que exercerão impacto direto na valorização do bem.

Fonte: acervo pessoal

Em resumo, o melhor momento para investir em imóveis é quando juntos conseguimos fazer uma análise cuidadosa de boa parte desses fatores, entender o que a partir dessa decisão teremos de compromissos e possibilidades de ganhos que seus objetivos e situação financeira estão cobertos, alcançaremos o a tranquilidade e conforto que precisamos para fechamento dos negócios.

Se precisar de mais informações ou tiver dúvidas específicas sobre investimentos imobiliários, estou aqui para ajudar e será uma satisfação poder fazer parte desse momento juntamente com vocês!

 

 

Serviço:
Alexandre Gurgel
CRECI 17499
Especialista em Mercado
Imobiliário de Alto Padrão & de Luxo
Tel: (81) 99333-4141

 

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.

 

* Fonte da imagem de Destaque: Freepik