Mesa icônica do acervo da TEO Galeria integra exposição sobre design latino-americano no Museu de Arte Moderna de Nova York
Com o objetivo de representar, de forma fiel, o que de mais importante se produziu em termos de design latino-americano entre as décadas de 40 e 80, a TEO, loja e galeria que tem mais de duas décadas, participa pela primeira vez de uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA.
Foto: Ramanaik Cunha Bueno
Sob fundação e direção dos irmãos Lis e Teo Vilela Gomes, a galeria, que está localizada em Pinheiros, é uma referência na sustentação da relevância do design modernista no Brasil. O objeto escolhido para compor a exposição, nomeada como ‘Crafting Modernity: Design in Latin America 1940 – 1980’, foi a ‘Mesa Pétalas’, de Jorge Zalszupin, esbanjando curvatura que desafia as estruturas da madeira, lembrando pétalas de uma flor, além de ter sido inspirada em estruturas de papel dobrado de um origami.
Foto: Robert Gerhardt/moma.org
Para selecionar os objetos que compõem a exposição, foi realizada uma pesquisa aprofundada da produção nacional por parte do MoMA, tanto que, Lis e Teo foram procurados por representantes do Museu que viajaram pessoalmente garimpando as peças. A exposição tem curadoria de Ana Elena Mallet e co-curadoria de Amanda Forment, disponível para visitação até 22 de setembro no 3º andar do MoMA.
Foto: Ramanaik Cunha Bueno