Exposição em São Paulo destaca obra e legado de Chu Ming Silveira e Tomie Ohtake
Celebrando o legado, na arte e fora dela, a arquiteta e designer sino-brasileira Chu Ming Silveira e a artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake são homenageadas em uma exposição que acontece em dois locais diferentes da cidade de São Paulo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2024/X/U/B0sAYwRQWQacwCOM52BA/casa-tomie-ohtake.jpg)
Casa Tomie Ohtake | Foto: Leonardo Finotti/Divulgação
Nomeada como “Aberto”, uma das partes da exposição é realizada na residência de Chu Ming Silveira, feita no início dos anos 1970. Foram selecionados trabalhos de cânones da arte pré anos 2000, entre nacionais e do exterior, como o filho mais novo da arquiteta, Alan Chu, que apresenta ainda mobiliário de seu próprio design, editado pela ETEL e reinterpretações do trabalho original de Chu para a residência.
Casa Chu Ming Silveira | Foto: @aberto.art
A casa-ateliê de Tomie Ohtake também recebe a exposição, mostrando vida e obra do artista, com itens pessoais, materiais de arquivo e obras de arte, além de uma seleção de artistas brasileiros contemporâneos convidados para criarem obras que remetem ao estilo arquitetônico de Ruy Ohtake, ao ambiente da residência e às histórias da família. A exposição recebe visitantes até 15 de setembro, com curadoria de Filipe Assis, Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzucchelli.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_5dfbcf92c1a84b20a5da5024d398ff2f/internal_photos/bs/2024/L/A/S5yJ3AQDet2zv7b7zyww/atelie-tomie-ohtake.jpg)
Ateliê de Tomie Ohtake | Foto: Nô Mello





