Veneza, na Itália, estende período de taxa para turistas e aumenta o valor da cobrança - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Veneza, na Itália, estende período de taxa para turistas e aumenta o valor da cobrança

Em resposta ao aumento da superlotação turística, a cidade de Veneza, na Itália, anunciou que irá estender a cobrança de taxas para turistas diurnos até o próximo ano. A partir de abril de 2025, a taxa será obrigatória de sexta a domingo, e em feriados, entre os dias 18 de abril e 27 de julho. 

Foto: Divulgação

A taxa, de 10 euros para visitantes de última hora, sem reserva para passar a noite, busca moderar o fluxo de turistas nos períodos mais críticos para a cidade histórica. O valor da taxa pode cair para 5,40 euros para aqueles que reservarem sua visita com pelo menos quatro dias de antecedência. Esta regra não se aplica a moradores, estudantes, trabalhadores e turistas com reservas de hospedagem na cidade. 

Foto: Divulgação

Além da taxa, Veneza também introduziu outras medidas para lidar com o alto número de visitantes, incluindo limites para o tamanho dos grupos turísticos. O prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, afirmou que Veneza é a primeira cidade no mundo a implementar tal sistema de controle para lidar com o turismo em massa. 

Foto: Divulgação