Campos do Jordão ganha museu que conta a história do Brasil por meio de automóveis
Abrigando centenas de obra de arte espalhadas, entre quadros, gravuras, joias e esculturas, que auxiliam na construção de uma visão clara sobre cada momento da sociedade, a cidade de Campos do Jordão ganhou em 28 de novembro um novo museu que conta a história do Brasil por meio de automóveis.
Foto: Divulgação/CARDE
Nomeado como CARDE – Carro, Arte, Design e Educação, o novo museu possui seis mil metros quadrados e seu acervo conta com mais de 500 veículos, sendo 100 expostos em rodízio periódico. Tem como ponto central do espaço o século 20, dividido por salas que promovem uma imersão dos visitantes à época proposta.
Foto: Divulgação/CARDE
Seu design foi concebido por Gringo Cardia, referência na criação de museus, assim como designer e cenógrafo. À primeira vista, quem entra no museu encontra um cenário onde um dos automóveis mais raros, o Brasinca Uirapuru (1964), adornado com uma pintura indígena no topo de um cajueiro em metal, com folhagens de crochê, produzida por 200 mulheres do projeto social Instituto Proeza, da Capital Federal.
Foto: Divulgação/CARDE
O idealizador do projeto e diretor-executivo do museu é Luiz Goshima, que também atua como conselheiro e membro honorário da Fundação Lia Maria Aguiar. O CARDE é uma evolução do pilar de educação da Fundação Lia Maria Aguiar. Também conta com consultoria de história da professora Heloísa Starling e do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais, para selecionar os fatos históricos mais relevantes do Brasil e do mundo.