Conheça exposições imperdíveis para aproveitar as férias com muita cultura em São Paulo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça exposições imperdíveis para aproveitar as férias com muita cultura em São Paulo

Durante as férias de janeiro, se você irá viajar para São Paulo e ainda não tem sua programação de viagem feita, hoje, selecionamos exposições imperdíveis na grande cidade. De obras icônicas a instalações interativas, elas celebram a diversidade cultural e artística. 

No Farol Santander, a exposição “Viagem ao Centro da Terra”, da artista Denise Milan, é inspirada no clássico de Júlio Verne e convida à reflexão sobre as origens da Terra e do ser humano. Conta com curadoria de Marcello Dantas e ocupa o 24º andar, onde rochas, cristais e minérios ganham protagonismo em instalações e ativações interativas. A exposição fica em cartaz até 09 de fevereiro de 2025.

Foto: Divulgação/Farol Santander

Já a Casa Bradesco estreia  a exposição “Inflamação”, de Anish Kapoor, reunindo 19 obras, incluindo a inédita “Blinded by Eyes, Butchered by Birth”, que ocupa o espaço expositivo com um inflável de grandes proporções. Também possui curadoria de Marcello Dantas, com sua infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia. Fica em cartaz até 15 de janeiro de 2025. 

Foto: Divulgação/Casa Bradesco

No Instituto Tomie Ohtake, a exposição “A Metade do Dobro”, de Carlito Carvalhosa, mergulha na versatilidade de um dos nomes mais relevantes da arte contemporânea brasileira, reunindo trabalhos produzidos entre 1984 e 2021, explorando os limites entre pintura, escultura e instalação. Com curadoria de Ana Roman, Lúcia Stumpf, Luis Pérez-Oramas e Paulo Miyada, fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2025. Aproveite para visitar a mostra “Esperar que a letra se forme”, com obras de Mira Schendel. 

 

Foto: Divulgação/Instituto Tomie Ohtake

Na Japan House São Paulo estão duas exposições que conectam a essência da cultura japonesa à contemporaneidade, são elas: “A Vida Que Se Revela”, com registros fotográficos intimistas do cotidiano, levando assinatura de duas gerações de fotógrafas, Tokuko Ushioda e Rinko Kawauchi, até 13 de abril de 2025; e “Princípios Japoneses: Design e Recursos”, que explora soluções sustentáveis em 16 projetos de design, arquitetura, artesanato e mais, destacando a filosofia mottainai (não desperdício) e a valorização das técnicas tradicionais, até 04 de maio de 2025.

Foto: KYOTOGRAPHIE International Photography Festival | Créditos: Rinko Kawauchi |