Dream of the Desert, o primeiro trem cinco estrelas da Arábia Saudita que estreia em 2026 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dream of the Desert, o primeiro trem cinco estrelas da Arábia Saudita que estreia em 2026

Com a proposta de elevar o luxo enquanto incorpora referências à cultura e ao patrimônio sauditas, o trem que transportará passageiros pelo maior país do Oriente Médio, a Arábia Saudita, realizará sua primeira viagem em 2026, sendo o primeiro trem cinco estrelas da região. 

Foto: Divulgação/Dream of the Desert

Nomeado como “Dream of the Desert”, o trem é fruto de  uma parceria entre a Saudi Arabia Railways e a Arsenale S.p.A., marca italiana de luxo. Teve seu design criado por Aline Asmar d’Amman, arquiteta e designer cujo estúdio, Culture in Architecture, tem sedes em Paris e Beirute. Contará com 34 suítes distribuídas em 14 vagões, lounges de recepção que remetem a um majlis, espaço tradicional saudita onde os convidados são recebidos, e apresentam padrões geométricos e detalhes em madeira entalhada à mão.

Foto: Divulgação/Dream of the Desert

Obras de arte e fotografias de locais culturais sauditas adornam os corredores, enquanto o exterior do trem terá um acabamento cromado com detalhes em violeta. As suítes trazem um toque sofisticado, com influência Art Déco nos sofás verdes-esmeralda, cabeceiras e cortinas, além de linhas elegantes e painéis de madeira nas paredes.A paleta de cores evoca as paisagens do deserto, com tons dourados, beges e escuros, além de acabamentos cromados que refletem a vista do lado de fora.

Foto: Divulgação/Dream of the Desert

Na gastronomia, o menu do restaurante será elaborado por “chefs locais e internacionais”, segundo o comunicado oficial. O trajeto partirá de Riad e seguirá pela malha ferroviária do norte da Saudi Arabia Railways. O percurso de 1.300 quilômetros atravessará as paisagens desérticas do país, com parada na cidade de Hail em viagens de uma ou duas noites. Em colaboração com o Ministério da Cultura da Arábia Saudita, haverá “programas culturais exclusivos” para os passageiros e “roteiros turísticos únicos que se integrarão à jornada”.

Foto: Divulgação/Dream of the Desert