
Museu da Imigração promove exposição que destaca a evolução do café expresso e a influência da Itália no Brasil
Se desenvolvendo em dois núcleos que constroem uma narrativa rica em detalhes sobre a trajetória do grão, o Museu da Imigração em São Paulo promove uma exposição que tem como tema principal a paixão italiana pelo café expresso, em cartaz a partir de hoje, 21.
Foto: Divulgação/Museu da Imigração
Nomeada como “Passione italiana: l’arte dell’espresso”, a exposição tem curadoria de Elisabetta Pisu e fecha o período que celebra os 150 anos de imigração italiana no Brasil. Um roteiro histórico apresenta inovações ligadas às máquinas e aos hábitos de consumo do café, transformados pela engenhosidade de pessoas e empresas que, com incessante pesquisa, atuaram para elevar a qualidade da bebida, melhorar seu sabor e aroma e otimizar a produção. Por lá, os visitantes podem ver de perto 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de conjuntos de café e xícaras.
Foto: Divulgação/Museu da Imigração
A exposição também traz insights sobre o significado social de uma das bebidas mais consumidas no mundo por meio dos lugares, rituais domésticos e designers que influenciaram os costumes e o imaginário coletivo, como as cafeterias históricas na Itália, o estilo de vida italiano e o conjunto Tea & Coffee Piazza and Towers, da marca Alessi.
Foto: Divulgação/Museu da Imigração

