Conheça o Pavilhão do Brasil que está presente na 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Pavilhão do Brasil que está presente na 19ª Bienal de Arquitetura de Veneza

Com coordenação da Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores, em 10 de Maio ocorreu a abertura da exposição do Pavilhão do Brasil na 19ª Mostra Internacional de Arquitetura de Veneza. 

Geoglifos encontrados no estado do Acre, Brasil, 2022, que dão embasamento para as descobertas das cidades amazônicas pré-colombianas — Foto: Diego Gurgel/Divulgação

Nomeada como RE(INVENÇÃO), a exposição possui curadoria dos arquitetos Luciana Saboia, Matheus Seco e Eder Alencar, do grupo Plano Coletivo. A proposta do trio explora a relação entre natureza, infraestrutura e arquitetura, abordando as demandas socioambientais da vida urbana contemporânea.

Eder Alencar, Matheus Seco e Luciana Saboia/Foto: Maressa Andrioli

Está divida em dois atos, que exploram momentos diferentes da “civilização” brasileira. A proposta está plenamente alinhada com o tema geral desta edição da Bienal de Arquitetura de Veneza: “Intelligens. Natural. Artificial. Collective”. Com curadoria do italiano Carlo Ratti, a exposição instiga a comunidade arquitetônica global a criar soluções para o desafio das mudanças climáticas. A proposta brasileira responde a essa provocação ao examinar como as diferentes formas de conhecimento, tanto ancestrais quanto contemporâneas, moldam os territórios e as dinâmicas urbanas.

Jardim de Sequeiro, Instituto Central de Ciências, Universidade de Brasília, Brasil, 2023, outro projeto exibido na instalação | Foto: Julio Pastore/Divulgação