
La Grande Dame 2018, nova safra excepcional da Veuve Clicquot, chega ao Brasil
Com uma extraordinária capacidade de expressar a complexidade do terroir de Champagne e de capturar a singularidade de anos excepcionais, a Veuve Clicquot traz ao Brasil a safra 2018 de La Grande Dame, uma cuvée de prestígio que celebra a determinação e ousadia daquela que ficou conhecida como “la grande dame de la Champagne”.
Foto: Divulgação/Veuve Clicquot
Há mais de dois séculos a Veuve Clicquot cultiva L’Art du Pinot Noir de acordo com a visão de Madame Clicquot. Apenas safras com uvas de qualidade excepcional dão origem a La Grande Dame, que foi apresentada pela primeira vez na ocasião do bicentenário da Maison em 1972. Personifica a paixão de Madame Clicquot pela Pinot Noir. Ela descrevia essa variedade como “a única capaz de produzir vinhos de finesse e frescor inigualáveis”.
Foto: Divulgação/Veuve Clicquot
Expressando todo o seu potencial em um clima nortista, essa uva frágil, porém poderosa, se beneficia dos solos frios e calcários da região, dos quais extrai sua finesse e estrutura. O cultivo da Pinot Noir exige precisão e cuidado. A partir da safra de 2008, a Maison deu um passo ousado ao integrar 90% de Pinot Noir ao blend da cuvée de prestígio. O trabalho do Chef de Cave perpetua essa abordagem, em busca de equilíbrio e tensão entre as diferentes Pinot Noirs para alcançar a assinatura enológica única de La Grande Dame: elegância e precisão. Os 10% de Chardonnay completam o blend, adicionando textura e complexidade, conferindo um caráter equilibrado, mais salino e refinado.
Foto: Divulgação/Veuve Clicquot

