
Porsche e Norman Foster desenvolvem centro de transporte futurista em Veneza
O Gateway to Venice’s Waterway é uma colaboração de mobilidade urbana entre a Fundação Norman Foster e a Porsche, além de ser considerada a estrela da Bienal de Arquitetura de Veneza de 2025. Arquitetos da fundação e designers da fabricante alemã de carros esportivos trabalharam juntos em uma construção que representa um centro de transporte visionário para uma Veneza do futuro.
Foto: Divulgação/Porsche
Inspirado na rede de pontes de 132 metros que atravessam os 150 canais da cidade e conectam suas 121 ilhas, o projeto é uma manifestação física de 37 metros de comprimento da interseção entre design e arquitetura, sendo a mais recente iteração da iniciativa “A Arte dos Sonhos” da Porsche. A construção sinuosa da instalação, com estrutura espacial/tubos treliçados de alumínio, faz referência a carros de corrida clássicos da Porsche, como o 908. A superfície cinética, por sua vez, é inspirada no padrão cúbico do novo Porsche Macan Electric. Em toda a construção, foram utilizados materiais reciclados e sistemas ecologicamente corretos.
Foto: Divulgação/Porsche
Bicicletas aquáticas sem emissões da Schiller Bikes, da Califórnia, e barcos esportivos Frauscher x Porsche 850 Fantom Air, equipados com a propulsão totalmente elétrica do Porsche Macan, forneceram transporte alternativo para os participantes durante a semana de abertura da Bienal, em 10 de Maio. Outras ideias alternativas para o transporte urbano desenvolvidas por estudantes do Style Porsche e do Studio FA Porsche Zell am See também estão em exposição.
Foto: Divulgação/Porsche
A Porsche e a Fundação Norman Foster acreditam que, por meio da integração de tecnologia, insights da natureza e lições do passado, as cidades podem ser reimaginadas como mais sustentáveis, conectadas e eficientes, uma abordagem holística que reúne especialistas de diferentes áreas para moldar o futuro da mobilidade.
Foto: Divulgação/Porsche

