14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo ganha tema no Pavilhão da Oca - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo ganha tema no Pavilhão da Oca

Reunindo propostas de diferentes partes do planeta, convidando o público a refletir sobre o papel da arquitetura na construção de cidades mais resilientes, justas e regenerativas, o Pavilhão da Oca e seus arredores, no Parque Ibirapuera, receberá a 14ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. 

Foto: Divulgação/Pavilhão da Oca

Nomeado como Extremos, o evento acontece entre os dias 18 de setembro e 19 de outubro de 2025, sendo marcado por uma forte ênfase em soluções espaciais que enfrentam os extremos do clima. A curadoria coletiva é formada por seis profissionais de diferentes regiões do Brasil: Renato Anelli, Karina de Souza, Marcos Cereto, Clevio Rabelo, Marcella Arruda e Jerá Guarani. 

Foto: Divulgação/Pavilhão da Oca

Além da exposição principal, que recebeu mais de 450 propostas ao redor do mundo, um dos destaques da programação será a instalação de construções experimentais (chamadas também de pequenos pavilhões) no último andar da Oca, que funcionarão como laboratórios de soluções arquitetônicas, testando materiais como taipa de pilão industrializada, solo-cimento, madeira reflorestada e palha, com ênfase em baixo impacto ambiental. A expografia também será construída a partir de sistemas reutilizáveis, como andaimes e tecidos, reforçando o compromisso da Bienal com práticas sustentáveis. A programação também inclui uma intensa agenda de atividades culturais e educativas, como fóruns de debate, feiras, oficinas e laboratórios de biomateriais. 

Foto: Divulgação/Pavilhão da Oca