Festival de Circo do Brasil realiza primeira edição em solo internacional na França - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival de Circo do Brasil realiza primeira edição em solo internacional na França

Reunindo espetáculos, oficinas, residências, cinema, música, artes visuais e gastronomia, fechando a Temporada Cruzada Brasil-França 2025 / Saison Croisée Brésil-France 2025, o Festival de Circo do Brasil se une ao Festival Europeia de Circo (L’Européenne de Cirque) e aporta em Toulouse, cidade do sul da França, para levar artistas brasileiros para apresentações especiais e estreias internacionais, entre os dias 17 e  28 de Setembro. 

Foto: Divulgação/Festival de Circo do Brasil

É a primeira vez que o evento, que nasceu em Recife há 21 anos e já impactou mais de 1 milhão de pessoas  em Pernambuco, acontecerá em solo internacional. A cooperação cultural entre os dois festivais é fruto de uma parceria firmada entre a Luni Produções, produtora cultural brasileira e realizadora do Festival de Circo do Brasil, e a La Grainerie, fábrica francesa de circo e artes itinerantes dedicada ao desenvolvimento do setor, com a colaboração da Ésacto’Lido – Escola Superior de Artes Circenses de Toulouse.  

Foto: Divulgação/Festival de Circo do Brasil

Com curadoria de Danielle Hoover e Hélène Métailié, o eixo curatorial deste ano é “Aldeia des Tous” (Aldeia de Todos), traz os temas sustentabilidade e democracia para o picadeiro. Aldeia de Tous é um neologismo que combina português e francês: “Aldeia” refere-se às localidades dos povos originários no Brasil e de “tous” traduzindo para o português significa de  todos. A proposta é apresentar uma nova perspectiva sobre o circo brasileiro e suas diversas composições e atravessamentos. 

Foto: Divulgação/Festival de Circo do Brasil

A programação ainda conta com um intercâmbio gastronômico Pernambuco Chez Toulouse entre os chefs César Santos (PE) e Emanuel Broda-Morhange (FRA). A ação acontecerá no restaurante Les Cornichons, na La Grainerie, e proporcionará um cardápio com a fusão das duas cozinhas, unindo ingredientes do Nordeste aos elementos da escola francesa. No dia 25, terá uma noite especial da culinária pernambucana.  Na temporada do Brasil na França, dois pernambucanos farão visitas técnicas a várias escolas e espaços dedicados ao circo na França. São eles, a aerialista, rigger, produtora cultural, professora e fundadora do Casulo – Artes Circenses, espaço dedicado ao ensino, pesquisa e criação em circo, no Recife, Malu Vieira, e o diretor circense, produtor cultural, educador social, pesquisador e palhaço, Boris Trindade Júnior, o Borica.