Instituto Pernambuco-Porto Brasil realiza nova exposição temporária em Portugal
Trazendo um recorte histórico das influências portuguesas sobre os bens culturais que integram o Patrimônio Imaterial de Pernambuco, o Instituto Pernambuco-Porto Brasil (IPPB) inaugurou uma exposição temporária em seu salão de exposições, em Porto, Portugal.
Foto: Divulgação/Instituto Pernambuco-Porto Brasil
Nomeada como “De Porto a Porto – Pelos Caminhos de Portugal, aos Tesouros de Pernambuco”, esta exposição possui curadoria do arquiteto e concept designer Lut Cerqueira, sendo desenvolvida a partir de uma pesquisa histórica conduzida pelo IPPB, se baseando no inventário do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Foto: Divulgação/Instituto Pernambuco-Porto Brasil
Está dividida em sete setores e tem início com o “porto de partida” em Lisboa, apresentando o primeiro contato dos portugueses com a capitania de Pernambuco e os elementos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e cultural da região, como o açúcar e o comércio marítimo. Avança sobre os desdobramentos dessas conexões, relacionando itens como o Frevo, o Maracatu, o Bolo de Rolo, a Literatura de Cordel e outras manifestações populares, à presença e influência da cultura portuguesa.
Foto: Divulgação/Instituto Pernambuco-Porto Brasil
São utilizados painéis expositivos, acervos simbólicos como arcas, malas e oratórios, e contextualizações visuais para demonstrar como aspectos culturais portugueses foram ressignificados ao longo do tempo, em contato com tradições indígenas, africanas e também holandesas, formando a base da cultura pernambucana atual. Recebe visitantes até 07 de Novembro.







