Orient Express revela seu novo visual prestando homenagem contínua a Art Déco - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Orient Express revela seu novo visual prestando homenagem contínua a Art Déco

Um dos meios de transporte mais conhecidos do planeta, o Orient Express percorreu diversas rotas europeias desde sua viagem inaugural em junho de 1883. Embora o serviço original tenha sido gradualmente reduzido a uma sombra do que foi um dia, antes de ser desativado em 2009, o nome lendário está sendo revivido pela gigante francesa do setor de hospitalidade, Accor, com o primeiro trem partindo em 2027.

Foto: Divulgação/Orient Express

Agora, as primeiras imagens do trem renascido da Accor foram reveladas, estreando na monumental exposição 1925–2025: Cem Anos de Art Déco, em cartaz no Musée des Arts Décoratifs de Paris. Como mostram as imagens iniciais, o Orient Express renasceu como uma manifestação moderna desse movimento exótico, extravagante e altamente dependente do artesanato. Trinta artesãos foram convidados a contribuir com suas habilidades para os novos vagões, todos guiados por d’Angeac em seu papel como Diretor Artístico do Orient Express. 

Foto: Divulgação/Orient Express

O resultado final é semelhante a uma destilação da essência dos mais grandiosos palácios Art Déco em compartimentos, corredores, vagões-restaurante e cabines de dormir ricamente decorados.  Após a descoberta dos vagões pelo historiador interno da Orient Express, Arthur Mettetal, d’Angeac liderou a restauração, supervisionando o envolvimento de artesãos como os fabricantes de móveis Rinck e Paul Champs, o especialista em estofados Ateliers Jouffre, a oficina de papel Ateliers d’Offard, o estúdio de iluminação Atelier Moderne Pulsatil e muitos outros.

Foto: Divulgação/Orient Express

O resultado final entrará em operação em 2027, após o lançamento este ano do serviço de trem La Dolce Vita Orient Express na Itália e a inauguração do hotel Orient Express La Minerva em Roma.