Royal Institute of British Architects apresenta ganhadora da Casa do Ano de 2025
Se destacando pela integração à paisagem, o Royal Institute of British Architects (RIBA) apresentou a ganhadora do título Casa do Ano de 2025, estando localizada em uma pequena comunidade agrícola nas Hébridas, grupo de ilhas situadas na Escócia.

Foto: Divulgação/Richard Gaston
Nomeada como Coachan na Creige, esta residência tem estrutura em madeira revestida por gnaisse lewisiano em espessura total, a mesma rocha ancestral que aflora naturalmente no terreno e que constitui o bloco rochoso preservado no centro da residência. Foi projetada pelo casal de arquitetos Eilidh Izat e Jack Arundell, com o desejo de criar, nas ilhas, um lugar que funcionasse como uma continuação da cidade.

Foto: Divulgação/Richard Gaston
Segundo o júri do RIBA, a residência foi “concebida e executada com notável habilidade e sobriedade, adequadas ao seu contexto e ambiente”. O presidente do júri, David Kohn, reforçou a unanimidade da escolha: “Caochan na Creige abordou todas as questões — condições climáticas desafiadoras, diálogo com a arquitetura vernacular e um orçamento apertado — com uma rara combinação de sensibilidade e ousadia”.

Foto: Divulgação/Richard Gaston




