Croácia abriga obra arquitetônica única no mundo que usa as ondas do mar para criar músicas
Fazendo parte de um projeto para redesenhar a orla da cidade, uma impressionante obra arquitetônica à beira-mar em Zadar, na Croácia, inaugurada em 2005, utiliza o movimento das ondas e o vento para criar um som parecido com uma música tocada em um piano.
Foto: Divulgação
O trabalho, nomeado como “Sea Organ”, foi idealizado pelo arquiteto croata Nikola Bašić, e tem sua estrutura formada por 35 tubos sonoros com apitos embutidos, cobertos por degraus de mármore. O conjunto cria uma espécie de arquibancada no calçadão, que desce até o mar Adriático, onde as pessoas podem se sentar e ouvir os sons produzidos de forma harmônica.
Foto: Divulgação
Considerada uma das atrações turísticas de maior destaque na cidade e atraindo visitantes de todo o mundo, seu sistema de funcionamento é simples, porém inovador: cada onda do mar ou batida do vento que chega pressiona o ar pelos tubos, criando acordes que são ouvidos através de aberturas dispostas nos degraus do Órgão do Mar. Como ele é tocado pela própria natureza, cada som é diferente e único.
Foto: Divulgação