Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral - Sarcopenia - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – Sarcopenia

A menopausa é um processo natural que ocorre em todas as mulheres, entre 40 e 60 anos, e é caracterizada por uma diminuição na produção de estrogênio e outros hormônios ovarianos. Essa redução da produção hormonal leva ao estresse oxidativo em vários tecidos do corpo, incluindo o músculo esquelético, resultando em efeitos negativos na produção de proteína muscular e disfunção mitocondrial. Esses fatores contribuem para a perda de massa muscular e força, o que nós chamamos de sarcopenia.

Foto: Divulgação

Em média, as mulheres experimentam uma perda de aproximadamente 0,6% da massa muscular na faixa dos 40 anos, e a taxa de declínio da massa muscular e da força muscular é ainda maior após os 50 anos. A sarcopenia contribui indiretamente para um risco maior de incapacidade, de demência e de outras doenças como as doenças cardiovasculares. Além disso, pode piorar o prognóstico em pacientes oncológicos. As intervenções não farmacológicas, como exercícios e dieta, são estratégias fundamentais para preservar a massa muscular, reconstruir a força muscular e atenuar a progressão da sarcopenia. Essas intervenções incluem treinamento físico com exercícios como musculação, suplementação de vitamina D, dieta com aumento do consumo de proteínas e uso de alguns suplementos proteícos como whey protein e creatina.

Foto: Divulgação

O exercício físico de força pode aumentar a ativação muscular, liberar substâncias inflamatórias e hormonais e ativar células do músculo esquelético. Esses mecanismos promovem o processo de regeneração muscular, a síntese de proteína muscular. Como resultado, o treinamento físico aumenta a área transversal dos músculos, melhora a força muscular e melhora a resistência física. A recomendação é que você faça ao longo da semana, pelo menos, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosa.

Foto: Divulgação

Em relação à dieta, existem alguns alimentos ricos em proteína e que podem ser incorporados sem moderação na nossa dieta como:

– Peito de Frango
Quantidade: 100g
Proteína: 31g
– Salmão
Quantidade: 100g
Proteína: 25g
– Queijo Cottage
Quantidade: 100g
Proteína: 11g
– Ovos
Quantidade: 1 ovo grande
Proteína: 6g
– Lentilhas
Quantidade: 1 xícara cozida (200g)
Proteína: 18g
– Grão-de-Bico
Quantidade: 1 xícara cozida (200g)
Proteína: 15g
– Sementes de Chia
Quantidade: 28g (2 colheres de sopa)
Proteína: 4.7g

Portanto, a solução para melhorar a saúde e envelhecer com mais qualidade de vida é acessível e está mais perto do que você imagina! Comece hoje a construir um futuro mais saudável!

SERVIÇO

Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.