Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – Álcool e risco de câncer
O consumo de álcool no Brasil é um hábito comum em momentos de lazer, em datas comemorativas ou como uma forma de confraternizar. No entanto, esse hábito que muita gente julga como inocente, pode ser o responsável pelo surgimento de algumas doenças, inclusive alguns tipos de câncer. Um levantamento realizado entre 2010 a 2020, revelou que o consumo abusivo de álcool é preocupante entre as mulheres brasileiras, com aumento de 4,25% anualmente.
O álcool é a terceira principal causa evitável de câncer, responsável por cerca de 100.000 novos casos e 20.000 mortes relacionadas ao câncer anualmente. Nas mulheres, o câncer de mama é responsável pela maioria (60%) das mortes por câncer relacionadas ao álcool.
Foto: Divulgação
O consumo de álcool é muito comum: entre 2019-2020, 72% dos adultos nos EUA relataram que consumiam uma ou mais bebidas por semana, mas apenas 45% das pessoas reconhecem o consumo de álcool como um fator de risco para o câncer.
Danos no material genético das células, desregulação hormonal e aumento do estresse oxidativo são os principais mecanismos através dos quais o álcool aumenta a incidência de câncer.
Foto: Divulgação
E qual a quantidade de álcool que aumenta o risco de câncer? Um fator importante é a quantidade geral consumida consistentemente ao longo do tempo. O risco de câncer aumenta à medida que o nível de consumo aumenta, com maior risco em níveis mais altos de consumo.
Foto: Divulgação
De acordo com uma publicação recente do The U.S. Surgeon General’s Advisory, o risco de câncer de mama sobe para 15,6% quando a mulher consome mais de 2 drinks por dia. Em termos práticos, o risco aumenta a partir do consumo diário de 150 ml de vinho, 360 ml de cerveja e 45 ml de bebidas destiladas.
Foto: Divulgação
Precisamos lembrar que nossos hábitos determinam nossa saúde no presente e no futuro. É importante aumentar a informação e conscientização sobre o consumo de álcool, visando reduzir os casos de câncer relacionados ao consumo excessivo. Comece o ano construindo bons hábitos! Sua saúde agradece!
SERVIÇO
Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296
* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.