Coluna Artes Plásticas - A sensibilidade de Dobbin para a produção dos Cartemas Digitais - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Artes Plásticas – A sensibilidade de Dobbin para a produção dos Cartemas Digitais

Inspirado na proposta original do mestre do design brasileiro Aloísio Magalhães, Daniel Dobbin, um dos principais nomes da arte profissional de Pernambuco, vem desenvolvendo uma série de colagens experimentais digitais com detalhes de suas obras como artista plástico, espelhadas, redimensionadas e/ou rotacionadas de forma livre ou modular.

O artista nasceu na cidade do Rio de Janeiro mas foi consolidado pernambucano na cidade do Recife, onde concluiu sua graduação em Comunicação Visual pela UFPE, e aflorou sua paixão pelos amplos ramos da arte, desde então marcando presença em diversas exposições individuais e coletivas, em âmbito nacional e internacional.

Através de anos de pesquisa sobre a relação entre o design e a arte e sua exploração a estética na década de 70, Aloísio Magalhães foi quem iniciou a prática do Cartema, uma composição visual modular composta pela colagem de cartões postais idênticos e justapostos de moda que explorem efeitos ópticos ambíguos, e estimulou Dobbin a produzir seus cartemas digitais.

Desde 2019, o artista tem descoberto novas soluções gráficas para suas pinturas e desenhos utilizando vários programas gráficos aliados a sua sensibilidade de artista e designer, o que resultou em gravuras digitais super coloridas, inusitadas e que, por muitas vezes, se assemelham a visão de caleidoscópio, aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal com pequenos fragmentos de vidro colorido, e que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.