Museu da Cidade do Recife promove primeira exposição internacional de artes com café
Combinando, em um único lugar, arte, história e cultura, o Museu da Cidade do Recife, localizado na Praça das Cinco Pontas, está promovendo, durante todo o mês de Janeiro, a primeira exposição internacional de artes com café, pioneira no Brasil, com entrada gratuita.
Foto: Divulgação/Museu da Cidade do Recife
Nomeada como “O café que nos une: de Pernambuco para o Mundo”, a exposição reúne, ao todo, 50 pinturas, em diferentes tamanhos e formatos, feitas com diferentes tipos de cafés, levando a assinatura de 28 artistas de 17 países diferentes.
Foto: Divulgação/Museu da Cidade do Recife
Cada uma das obras promove um passeio pela identidade onde os artistas estão inseridos. O processo criativo das pinturas, emolduradas e expostas na parede do Museu, utilizam pincel, água e café sobre papel. Alguns dos quadros pintados exploram a técnica de aquarela, com toque especial para as nuances e tonalidades proporcionadas pelos diferentes tipos de cafés, revelando, em cada pincelada, texturas únicas e efeitos visuais que conectam o grão à expressão artística.
Além disso, outras pinturas empregam a técnica de xilogravura com café, unindo a tradição nordestina dessa arte gráfica com a inovação de utilizar o grão como matéria-prima. As xilogravuras criadas com café destacam personagens e paisagens emblemáticas, trazendo um diálogo entre a cultura local e a exploração criativa de materiais naturais.Para além das pinturas, a exposição reúne no centro da sala, vitrines com porcelanas históricas, artefatos e móveis que contextualizam a evolução cultural do café em Pernambuco, no Brasil e no mundo. A exposição segue até 02 de fevereiro de 2025.