Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral - Dia Nacional da Mamografia: por que precisamos comemorar a existência desse exame? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – Dia Nacional da Mamografia: por que precisamos comemorar a existência desse exame?

Essa data, instituída pela Lei nº 11.695/2008, reforça a importância do exame com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da mamografia para detectar alterações na mama.

A mamografia é um exame que utiliza um aparelho de raio X, chamado mamógrafom para visualizar o tecido mamário. A radiação deste exame é muito baixa (0,3mSv), ou seja, já esclarecendo uma dúvida de muitas mulheres, para uma mamografia causar 1 câncer de mama induzido pela radiação, seriam necessárias 2.500 mamografias!

Foto: Divulgação

A mamografia é o único exame comprovado por grandes estudos que é capaz de diminuir a mortalidade por câncer de mama, por possibilitar o diagnóstico em fases iniciais da doença, como por exemplo, em um estágio pré-invasivo que chamamos de carcinoma in situ. O rastreamento regular com mamografia reduz em 25% a chance de uma mulher morrer por câncer de mama. Descobrir a doença em estágio inicial pode salvar vidas.

A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres brasileiras façam mamografia anual a partir dos 40 anos de idade. Para aquelas com histórico familiar, essa idade pode ser mais precoce, mas isso deve ser avaliado pelo seu médico. Ainda preciso reforçar que o impacto positivo da mamografia acontece quando o exame é feito regularmente, ou seja, você mulher com mais de 40 anos de idade PRECISA fazer esse exame TODO ANO.

Foto: Divulgação

Algumas mulheres relatam desconforto durante o exame devido à compressão, então aqui estão algumas dicas para tornar seu exame mais confortável:
Se for possível, programe a sua mamografia: evite a semana que antecede a menstruação, pois, como a mama estará mais inchada, as dores podem ser maiores. Por isso, dê preferência para fazer o exame após a menstruação, de preferência 7 a 15 dias após.

Foto: Divulgação

Tente relaxar. Com uma postura tensa, os músculos do peitoral podem ficar contraídos e tornar o exame mais dolorido. Respire fundo e tente manter a postura ereta, com ombros e braços relaxados.
Alguns alimentos podem tornar a mama mais sensível. Por isso, se você percebe que você tem maior sensibilidade nas mamas quando ingere café ou chocolate, evite-os próximo da data do seu exame.

Foto: Divulgação

Pacientes com mamas muito sensíveis podem conversar com o médico: ele pode indicar um analgésico para tomar antes do exame para aliviar a dor.
Se você tem a idade recomendada, não adie esse cuidado! Agende sua mamografia e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo. O diagnóstico precoce salva vidas!

SERVIÇO

Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.