
Coluna Temas da Vida com Djenane Mendonça – Presença no Essencial
Era um final de tarde de outubro e o sol já estava pintar o céu de nuances alarajandas. Era uma sexta-feira e as pessoas já começavam a chegar para aproveitar as horas após o trabalho, procurando as mesas daquele lugar tão aprazível: um restaurante avarandado, com vista para o mar, todo decorado com peças de artistas locais, vasos com flores delicadas nas mesas. Ar leve, brisa, beleza e boa comida.
Foto: Divulgação
Estava assim aproveitando a hora de descanso, quando percebi a mesa próxima a minha ser ocupada por um casal e dois filhos adolescentes. Que delícia vir com a família compartilhar o fim de tarde em um lugar tão acolhedor.
Só que não era o caso. Após fazerem pedidos ao garçom, não pude deixar de observar que tanto os pais quanto os filhos, pegaram seus celulares. Permaneceram assim, sem conversar entre si, trocando poucas palavras, fotografaram a comida, tiraram selfies sorridentes e comeram olhando para o celular. Fragmentados, estavam ali, todavia não estavam.
Foto: Divulgação
Desconectados da brisa, das obras de arte, do riso dos filhos, da conversa com o pai, do carinho da mãe, fixados nos likes, no que estava para além do precioso afeto que poderiam compartilhar naquela mesinha forrada com tão delicada toalha de linho. Conectados ao vazio.
A conversa desta coluna é sobre o estado de presença. Reparem, meus amigos, o quanto estamos nos distanciando da vida que nos acontece agora, da vida que podemos e devemos viver e que só faz sentido quando estamos nela implicados. Seja nos momentos de dificuldade, seja nos momentos de alegria, estar presente, de fato e de alma, sentir as emoções é muito importante para nossa saúde mental.
Foto: Divulgação
Fazer atenção ao que é essencial e que realmente nutre nossa existência é um imperativo para a cura de muitas das angústias e sofrimento emocional que grassam em nossos dias.
Foto: Divulgação
Gosto de lembrar dos almoços de família aos domingos como uma oportunidade de tecer afeto e estar conectados ao essencial. Lembra daquela linda toalha bordada que você guarda para uma ocasião especial? Forre a mesa com ela. Use sua melhor louça, traga flores para casa, chame as pessoas e esteja, de fato, com elas, esteja presente. A vida é feita de retalhos de momentos compartilhados. Respire presente na sua vida. É nela que você precisa estar.
SERVIÇO
Djenane Mendonça
Psicóloga Clinica Analítica
@djenanemendoncapsi
Email:almapsicologiajunguiana@gmail.com

