Grupo de monitoramento da Fundaj vai analisar 200 praias atingidas por óleo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Grupo de monitoramento da Fundaj vai analisar 200 praias atingidas por óleo

As pesquisas socioeconômicas e de sensoriamento remoto, em curso,  foram comunicadas formalmente às autoridades competentes. Foto: Diego Nigro/Governo de Pernambuco

Em parceria com o Centro Integrado de Estudos Georreferenciados (Cieg), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) começou a monitorar as manchas de óleo que surgiram no litoral do Nordeste nos últimos meses e que afetam a vida marinha e daqueles que dependem do mar para o sustento.

De acordo com a Fundação, as pesquisas socioeconômicas e de sensoriamento remoto, em curso,  foram comunicadas formalmente às autoridades competentes. Quanto ao Sensoriamento Remoto, estudos emergenciais a serem coordenados pelo pesquisador da Casa, Neison Freire, coordenador do Centro de Estudos Georreferenciados (CIEG), serão realizados no sentido de mapear, por meio de imagens de satélites, as áreas diretamente atingidas, numa faixa contínua de 500m ao longo da linha de costa. 

Esse mapeamento por satélites de última geração permitirá localizar e quantificar os usos do solo de maneira atualizada. O estudo abordará cerca de 200 praias  localizadas em 80 municípios nos nove estados nordestinos, compreendendo aproximadamente 2.100 km de litoral. 

Logo após, as imagens serão correlacionadas com dados socioeconômicos da pesquisa de campo para verificar os impactos às populações diretamente atingidas e os respectivos ambientes naturais, permitindo uma melhor avaliação dos danos causados até o momento.

Leia também:

Fundaj cria grupo para monitorar manchas de óleo; Confira lista para doar produtos aos voluntários

MDR reconhece situação de emergência em São José da Coroa Grande