
Histórica linha que liga Paris a Istambul, no luxuoso Orient Express, ganha nova viagem em 2025
Originalmente, o trajeto mais longo do luxuoso trem Orient Express, ligava Paris a Istambul, mas a extensão da viagem foi sendo reduzida com o passar dos anos. A boa notícia é que há planos para reviver a rota original, em maio de 2025, com suítes elegantes e únicas.
Foto: Divulgação/Belmond
Atualmente, dois grupos empresariais dividem os direitos para comercializar viagens sob o título de Orient Express. A Belmond opera a linha Venice Simplon-Orient-Express, já a rede Accor está investindo na restauração de vagões originais de época para uma “linha nostálgica” ainda em testes, batizada de Nostalgie-Istanbul-Orient Express, que deve ser inaugurada no ano que vem.
Venice Simplon-Oriente-Express da Belmond
O Venice Simplon-Orient-Express da Belmond tenta recuperar o charme das viagens mais longas. A estrela do programa é um pacote que percorre a linha Paris–Budapeste, mas há mais de 50 itinerários possíveis, envolvendo cidades como Bruxelas, Veneza, Genebra e Amsterdã, entre outros destinos europeus. Com vagões restaurados ou inspirados na estética da viagem que acontecia nos anos 1920, cada espaço do Venice Simplon-Orient-Express transporta os passageiros para outros tempos enquanto cruza o continente europeu. Todas as opções de trajetos e datas podem ser encontradas no site da empresa, que também pretende reviver a linha Paris–Istambul: há previsão de uma viagem de 5 noites saindo em 30 de maio de 2025.
Foto: Divulgação/Belmond
Nostalgie-Istambul-Oriente Express da Accor
A outra empresa com os direitos para explorar a marca Orient Express é a Accor, que está preparando a linha Nostalgie-Istanbul-Orient Express. O trem, que percorrerá a lendária rota Paris-Istambul, terá 17 vagões originais do Orient Express histórico, datados de 1920 e 1930. O projeto de restauração é liderado pelo arquiteto Maxime d’Angeac, que já trabalhou para marcas como Daum e Hermès. D’Angeac reúne elementos da década de 1920 com o luxo contemporâneo para criar um design original para cada ambiente dos vagões. Por enquanto, a Accor já abriu vendas para um trajeto bem mais curto, que percorre algumas regiões da Itália, com o pacote sendo vendido sob o nome La Dolce Vita Orient Express – mas a primeira partida também só ocorrerá em 2025.
Foto: Divulgação/Accor
