
Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – Entre sombras e luz: a espiritualidade como força no enfrentamento do câncer
No limiar entre a ciência e o mistério, há uma dimensão que a medicina ainda não quantifica, mas que cada vez mais se reconhece como essencial: a espiritualidade. Quando o diagnóstico de câncer interrompe o compasso habitual da vida, não é apenas o corpo que adoece — a identidade, os projetos e até o sentido de existência vacilam. Embora tenha ocorrido uma evolução com relação ao tratamento oncológico, o câncer ainda carrega o estigma do sofrimento, da angústia, da indignação e do medo frente às incertezas do futuro. E é justamente nesse terreno incerto que muitos pacientes encontram na espiritualidade uma âncora inesperada, uma forma de reorganizar o caos e redescobrir o significado de viver.
Foto: Divulgação
Espiritualidade não se resume à religiosidade. Transcende isso. Para alcançar o espiritual, uma pessoa não necessita pertencer a uma religião. Trata-se de encontrar sentido, mesmo em meio ao caos. É reconhecer que existe algo maior que nos sustenta e se conectar, seja com Deus, com a natureza, ou com a fé na vida.
Foto: Divulgação
Aceitar as situações que desorganizam a vida e acreditar que existe uma força maior capaz de caminhar junto, amparar e renovar as forças nessa travessia repercute em um olhar mais otimista sobre as adversidades da vida e impulsiona o paciente, a partir da crença, a adotar uma postura mais otimista diante da doença.
Foto: Divulgação
Essa conexão, ainda que invisível ao estetoscópio, tem efeitos positivos. Pesquisas já demonstraram que pacientes que cultivam uma dimensão espiritual relatam menor nível de sofrimento existencial, menos sintomas depressivos, enfrentam melhor os efeitos colaterais dos tratamentos e, em muitos casos, mantêm uma maior adesão ao tratamento.
Foto: Divulgação
A espiritualidade não cura o câncer — seria simplista e irresponsável sugerir isso. Mas ela pode curar feridas mais profundas e trazer mudanças radicais na maneira de enxergar a vida e os acontecimentos. Mais do que vencer a doença, talvez o maior desafio seja atravessá-la com inteireza. E, nesse percurso, a espiritualidade pode ser uma aliada silenciosa, porém profundamente revigorante.
SERVIÇO
Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296
* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.

