
Cais do Sertão realiza primeira exposição individual da fotógrafa Cláudia Dalla Nora
Proporcionando ao público entrar em contato com uma herança reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, o Cais do Sertão inaugura hoje, 12, a primeira exposição individual da fotógrafa Cláudia Dalla Nora, celebrando os 300 anos do maracatu rural.
Foto: Divulgação/Cláudia Dalla Nora
Nomeada como “De Cambinda ao Maracatu: Na Mata tem Brinquedo”, a exposição reúne imagens captadas pela fotógrafa nas cidades de Nazaré da Mata – Capital Estadual do Maracatu Rural, Tracunhaém e Buenos Aires, revelando a força de uma cultura que transforma dor em dança, barro em altar e suor em poesia. São 41 imagens, inéditas, divididas entre cores vibrantes e tons em preto e branco. Os registros mostram ensaios, cortejos e encontros comunitários.
Foto: Divulgação/Cláudia Dalla Nora
Durante a visitação ao local, moradores, turistas e visitantes, serão convidados a realizarem uma travessia sinestésica. No espaço, que recebeu a curadoria da produtora cultural, Gisele Carvallo, será possível perceber as fotografias posicionadas de modo a flutuar em tecidos rústicos, como velas ao vento. A exposição é ambientada com tecnologia sonora. As vozes de mestres e mestras também poderá ser contemplada pelas pessoas que vão passar por lá. A ideia é possibilitar que o público tenha a oportunidade de apreciar a sonoridade das poesias populares que dialogam com as imagens. A mostra é gratuita e fica aberta até 12 de setembro.
Foto: Divulgação/Cláudia Dalla Nora

