
Ballet “O Conto da Aldeia Cigana” faz única apresentação no Teatro Barreto Júnior
Com um enredo sobre intrigas, paixões e encontros inesperados, a peça de ballet clássico “O Conto da Aldeia Cigana”, produzido pelo projeto Aria Social, sobe ao palco do Teatro Barreto Júnior, em Recife, para uma apresentação única, no dia 17 de Setembro, às 19h.
Foto: Divulgação/Projeto Aria Social
Esta peça narra a história de amor entre a cigana Paquita e o conde francês Lucien, em um enredo sobre intrigas, paixões e encontros inesperados. Baseada no ballet de repertório Paquita, a peça tem direção artística da professora do projeto social, Maria Inêz Lima, compilando uma mostra da evolução dos bailarinos da entidade no decorrer deste ano.
Foto: Divulgação/Projeto Aria Social
Seu destaque reside na inspiração na tradição cigana, com os simbolismos dos costumes, a musicalidade e a mitologia desse povo. Paquita é um ballet romântico em dois atos que se tornou parte do repertório clássico, com música de Edouard Deldevez e Ludwig Minkus, além da coreografia de Marius Petipa, criador do grand pas de deux.
Foto: Divulgação/Projeto Aria Social
Na peça de repertório, os passos, sequências de giros e piruetas do ballet clássico refletem o nomadismo e a absorção de culturas locais pelos ciganos, revelando no mesmo ritmo o drama da cigana Paquita com quem o líder da aldeia, Iñigo, deseja se casar. Os ingressos estão à venda no Sympla.

