
Hermès valoriza a sustentabilidade com inauguração de sua nova oficina na França
Se erguendo ousada, porém discretamente, como se sempre tivesse pertencido ao lugar, a Hermès inaugura sua nova oficina no interior da França, a 24ª do gênero, com foco em produzir artigos de couro, abrigando 260 artesãos comprometidos com toda a produção.
Foto: Divulgação/Hermès
Localizada no vilarejo de L’Isle-d’Espagnac, uma cidade com aproximadamente 6 mil habitantes, a estrutura moderna da oficina possui 5.800 metros quadrados, onde seu design impecável foi produto do estúdio Guiraud-Manenc, sediado em Bordeaux. Prestando homenagem ao artesanato realizado nas instalações, transmite precisão e cuidado, onde o isolamento à base de palha contribui para criar uma aura de técnicas artesanais ancestrais e facilitar a integração com o entorno.
Foto: Divulgação/Hermès
A oficina está organizada em torno de um corredor central, com áreas de trabalho e comuns projetadas para se beneficiar da luz natural. Tetos com painéis solares captam a luz e a distribuem pelo espaço de trabalho, onde os aprendizes passam anos dominando técnicas de fabricação. Os recursos de arquitetura sustentável incluem grandes fachadas de vidro que permitem a entrada de luz natural no interior, um telhado parcialmente arborizado equipado com 1.800 metros quadrados de painéis solares, um sistema geotérmico para aquecimento e uma estrutura técnica energeticamente eficiente. Além disso, o paisagismo preserva a flora e a fauna nativas do local. O acesso ao local é feito por transporte público, e as vias verdes incentivam o deslocamento sustentável.
Foto: Divulgação/Hermès

