Primeira cafeteria do mundo com venda de créditos de carbono está localizada em São Paulo buscando inspirar a sustentabilidade
Visando neutralizar os gases do efeito estufa e minimizar os impactos do aquecimento global, através de uma iniciativa entre o Café da Margem, espaço sustentável que une lazer, promoção da economia circular e conscientização sustentável, e a MOSS, startup pioneira em tokenizar a compensação dos gases do efeito estufa, foi inaugurado o primeiro estabelecimento comercial do mundo a oferecer no cardápio créditos de carbono.
Localizada em São Paulo, a cafeteria venderá seus produtos ao ar livre nas unidades do Café da Margem do Parque da Mooca e ao lado do Parque Ibirapuera, em celebração ao Dia da Terra, no próximo dia 22 de abril.
Café da Margem
Os créditos de carbono são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases no efeito estufa, e dando mais um passo para a democratização desse ativo, o estabelecimento possibilitará aos visitantes que adquirirem o MCO2, nome dado para o token, e com isso, ajudarão no envio de recursos a projetos socioambientais da Amazônia, onde, por e-mail, o cliente receberá um certificado mostrando a área preservada pela iniciativa que o mesmo contribuiu, expondo seu impacto positivo no meio ambiente.
As unidades físicas do Café da Margem foram construída com 100% de materiais reutilizáveis, e pretendem inspirar os que a visitam, mostrando como todos podem fazer sua parte para cuidar do futuro do planeta Terra, fazendo compreensível a melhora dos ecossistemas locais, ajudando pequenos produtores e com zero geração de resíduos. O lançamento também celebra a união entre o Café da Margem e a Nescafé, líder mundial em café e sustentabilidade na cafeicultura, onde os produtos comercializados no estabelecimento são 100% naturais ou têm sua cadeia de valor monitorada da produção ao consumo.
Segundo Luis Felipe Adaime, CEO e Fundador da MOSS, esta é uma oportunidade de reparar os impactos negativos ao planeta através de uma missão ao alcance de todos. O estabelecimento tem duas unidades localizadas ao longo da ciclovia da Marginal Pinheiros, e uma na Estação Ambiental do Zavuvus, na Praça Camafeu em Interlagos, e funciona entre quarta e sexta-feira, das 7h às 14h, e aos domingos e feriados das 7h às 17h, seguindo as medidas de prevenção a Covid-19.