Parc des Ateliers inaugura tão aguardada torre projetada por Frank Gehry
Com projeto inspirado no local e na paisagem circundante, abrigando galerias de exposições, espaços para projetos e instalações de pesquisa, foi inaugurada na França a tão aguardada torre projetada por Frank Gehry em um campus criativo de 27 acres no Parc des Ateliers.
Foto: Adrian Deweerdt
Foto: Remi Benali
Nomeada como LUMA Arles, a torre de 56 metros de altura possui em sua estrutura geométrica de aço inoxidável 12 níveis e um átrio de vidro circular que espelha o anfiteatro romano da cidade, além de fazer parte de sete edifícios industriais existentes.
Foto: Adrian Deweerdt
Foto: Adrian Deweerdt
Descrito como um novo foco para artistas globais, curadores e entusiastas da arte, mais de 45 nomes conhecidos apresentarão suas criações na torre, entre elas uma escultura rosa inédita de Franz West e um skatepark que brilha no escuro de Koo Jeong.
Foto: Marc Domage
Foto: Marc Domage
De acordo com o próprio Frank Gehry, arquiteto canadense com nacionalidade estadunidense ganhador do Prêmio Pritzker de 1989 e idealizador do projeto recém-lançado, o intuito principal é evocar o local, desde a “Noite Estrelada” de Van Gogh até os crescentes aglomerados de rochas que são encontrados na região.
Foto: Marc Domage
Foto: Marc Domage