Pesquisadores chineses desenvolvem aeronave hipersônica que viaja o mundo em apenas uma hora
Podendo atingir quase seis vezes a velocidade do som e com capacidade de transportar até mísseis, foi completado na última sexta-feira, 16 de julho, o primeiro voo de uma aeronave hipersônica desenvolvida pela China com aptidão para viajar o mundo em apenas uma hora.
Foto: Divulgação
Nomeada como Starry Sky-2, a aeronave está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, possuindo na equipe responsáveis por missões em Marte e na Lua, onde juntos, aprimoram o modelo que possui 45 metros e dois motores na parte superior da fuselagem.
Instituto de Tecnologia de Pequim / Foto: Divulgação
Os testes que estão sendo realizados pelos pesquisadores avaliam o desempenho da Starry Sky-2 em altitudes elevadas, estudando, principalmente, áreas que teriam maior possibilidade de causar picos de repentinos de calor e pressão na aeronave, quando a mesma atingisse sua velocidade máxima.
Apesar do tamanho, a nave possui pouco espaço para acomodar passageiros, onde, de acordo com o cronograma oficial, até 2025 é esperada a conclusão dos testes para verificar todos os seus componentes, para a partir de 2035, operar transportando até dez pessoas.