Pesquisadores chineses desenvolvem aeronave hipersônica que viaja o mundo em apenas uma hora - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pesquisadores chineses desenvolvem aeronave hipersônica que viaja o mundo em apenas uma hora

Podendo atingir quase seis vezes a velocidade do som e com capacidade de transportar até mísseis, foi completado na última sexta-feira, 16 de julho, o primeiro voo de uma aeronave hipersônica desenvolvida pela China com aptidão para viajar o mundo em apenas uma hora. 

Xingkong-2: China successfully tests first hypersonic aircraft -  BankExamsToday

Foto: Divulgação

Nomeada como Starry Sky-2, a aeronave está sendo desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Pequim e do Instituto de Engenharia de Sistemas de Naves Espaciais, possuindo na equipe responsáveis por missões em Marte e na Lua, onde juntos, aprimoram o modelo que possui 45 metros e dois motores na parte superior da fuselagem. 

Instituto de Tecnologia de Pequim seleciona estudantes brasileiros para  bolsas de mestrado e doutorado

Instituto de Tecnologia de Pequim / Foto: Divulgação

Os testes que estão sendo realizados pelos pesquisadores avaliam o desempenho da Starry Sky-2 em altitudes elevadas, estudando, principalmente, áreas que teriam maior possibilidade de causar picos de repentinos de calor e pressão na aeronave, quando a mesma atingisse sua velocidade máxima. 

Apesar do tamanho, a nave possui pouco espaço para acomodar passageiros, onde, de acordo com o cronograma oficial, até 2025 é esperada a conclusão dos testes para verificar todos os seus componentes, para a partir de 2035, operar transportando até dez pessoas.