Alemanha possuirá o primeiro prédio do mundo construído com fibras de carbono
Oferecendo a mesma resistência estrutural do material convencional, pesquisadores da Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, em parceria com os arquitetos do escritório Henn, anunciaram que estão desenvolvendo o primeiro edifício do mundo composto por concreto de carbono.
Foto: Divulgação
Nomeado como The Cube, o prédio, que será construído com fibras de carbono em vez de aço, utiliza uma quantidade muito inferior de carbono, e com isso, contribui para a redução das emissões de gás carbônico na atmosfera, sendo um retrato perfeito do futuro das construções civis que cada vez mais adotam medidas sustentáveis como prioridade.
Foto: Divulgação
Também foi anunciado que a estrutura do edifício será mais fina, tendo em vista que grande parte da espessura do concreto armado com aço se deve a necessidade de evitar penetração de água, e a partir da ligação de fibras de carbono, é desenvolvido um material quatro vezes mais resistente que o concreto convencional.
Foto: Divulgação
O concreto de carbono também possui vida útil mais longa do que o concreto armado típico, com a malha da fibra de carbono sendo a prova de ferrugem, ao contrário do aço.