Coluna Eu uso Óculos com Dra. Ana Cecília Escarião - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna

Coluna Eu uso Óculos com Dra. Ana Cecília Escarião

A síndrome do olho seco é uma condição onde há uma diminuição na produção da lágrima ou uma alteração na qualidade da mesma que pode causar um importante impacto na qualidade de vida do paciente acometido.

O olho seco é uma das condições mais frequentes na pratica oftalmológica. Pode acometer cerca de 15 a 40 % da população em geral, sendo os idosos e as mulheres os grupos mais atingidos por essa síndrome.

O olho seco costuma ocasionar sintomas que podem variar desde um leve desconforto ocular, sensação de corpo estranho, queimação ocular, prurido e, podendo levar em casos mais grave até mesmo à perfuração corneal.

Diversas condições podem causar olho seco como: doenças reumatológicas, doenças tireoidanas, uso de medicações sistêmicas como antidepressivos, além de stress, uso excessivo de eletrônicos, e também permanência em ambientes com baixa umidade do ar, como em ambientes refrigerados com ar condicionado. Pode também aparecer após cirurgias oftalmológicas.

O tratamento do olho seco depende da causa e de sua gravidade, sendo na maioria das vezes utilizados colírios de lágrimas artificiais. Lembrando que os colírios lubrificantes não tratam a doença propriamente dita, mas repõe a lágrima, melhorando os sintomas. Também pode ser necessário medicações de uso sistêmico como ômega 3 e tetraciclina.

Em alguns casos mais específicos o oftalmologista pode indicar tratamentos cirúrgicos. A aplicação de um plug lacrimal tem como objetivo diminuir a drenagem da lágrima. Mais recentemente, o tratamento com luz pulsada tem se mostrado eficaz para olho seco ligado à disfunção das glândulas de meibomius.

 

Serviço

Dra. Ana Cecília Escarião
CRM 13901
Médica Oftalmologista e Especialista em Córnea
Médica do Real Visão – Real Hospital Português
Fone: 81 – 34161630
WhatsApp: 81 -34166767 e do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco
Fone: 81 – 33022121