Guia 2023 traz Roteiro de Charme nas montanhas, capital e litoral
Fundado há 30 anos, o Roteiros de Charme ganha o Guia 2023, lançado pela Associação Roteiros de Charme, que tem o Estado do Rio de Janeiro como a unidade federativa com mais associados, ao todo 13 empreendimentos, que representam toda a diversidade fluminense. Esses hotéis estão nas montanhas, na capital e pelo litoral da Costa Verde e da Região dos Lagos.
Para fazer parte do grupo de associados, esses meios de hospedagem precisam ter como prioridades o conforto, a experiência personalizada para os hóspedes e, principalmente, a sustentabilidade. E, por isso, a Roteiros de Charme foi pioneira em colocar a discussão do meio ambiente no centro do debate, em 1992, quando um pequeno grupo de hoteleiros se reuniu após a conferência Rio-92.
Justamente com o objetivo de consolidar uma associação de hotéis que priorizasse a sustentabilidade em suas atividades. Se o turismo sustentável e responsável ganhara ainda mais força no cenário pós-pandemia, o protagonismo da Roteiros de Charme faz com que ela seja uma das mais renomadas associações hoteleiras no mundo, contando inclusive com uma parceria de mais de 20 anos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.
Para entrar na lista de membros, que é atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (devem ter no máximo 60 acomodações), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade e estarem localizados em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, eles precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só qualidade como acolhimento e pessoalidade.
Entre os hotéis fluminenses nos roteiros são Rosa dos Ventos (Teresópolis), Santa Teresa Rio MGallery (Rio de Janeiro), Solar do Império (Petrópolis), Parador Lumiar (Nova Friburgo), Pedra da Laguna (Búzios), Les Roches (Itaipava), Mauá Brasil (Visconde de Mauá), Enseada das Garças (São Pedro da Aldeia), Capim Limão (Petrópolis), Sandi (Paraty), Vila D’este (Búzios), Villa São Romão (Nova Friburgo) e Quinta da Paz (Itaipava).
Novos associados – A Roteiros de Charme comemora a chegada de três novos integrantes nas regiões Norte e Nordeste, que agora passam a fazer parte do quadro de associados. A Pousada Aldeia da Serra (Tocantins), a Paká Bangalôs (Sergipe) e a Estação Bananeiras (Paraíba) integram a lista, composta por 63 hotéis em todo o país. Em comum, eles têm as características que fazem dos empreendimentos do guia uma referência na hotelaria de luxo brasileira.