A viagem ao fundo do mar está cada vez mais perto - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A viagem ao fundo do mar está cada vez mais perto

Submarinos particulares se tornam grande aposta das marcas estrangeiras e duas grandes marcas internacionais já trabalham com este tipo de embarcação: a empresa holandesa U-Boat Worx e a americana Triton Submarines, que estão investindo nessa proposta de diversão para os amantes do mundo náutico. Geralmente, os principais compradores são aqueles que já têm seu próprio barco e querem explorar ainda mais as profundezas do oceano.

Atualmente, essas duas marcas já trabalham com esse mercado, que está ganhando holofote. A U-Boat Worx, lançou o modelo Nemo 2 em 2020, que alcança até 100 metros de profundidade, por exemplo. Este submarino conta com quase três metros de largura e 1,55 de altura, onde duas pessoas podem viajar com conforto, porém, o valor da embarcação (590 mil euros) chega na casa dos R$ 3,3 milhões. Para quem não pode gastar tanto, mas quer ter esse lazer, uma opção é o Nemo 1, que leva apenas um passageiro e custa 545 mil euros, ou seja, cerca de R$ 3 milhões em reais.

Os dois modelos Nemo possuem ar-condicionado, sistema de som e até câmeras para registrar fotos de qualidade. Com o intuito de ser mais atrativo, ele ainda tem reserva de alimento e de combustível, para qualquer tipo de emergência. E a marca ainda presenteia seus compradores com um curso intensivo de aulas teóricas e práticas sobre mergulho, próprios para esse tipo de atividade.

Já a Triton Submarines desenvolve submarinos desde 2008 e, sendo uma empresa tão experiente no assunto, desenvolveu em 2019 um submarino com casco de titânio, na forma de uma embarcação que levou o aventureiro Victor Vescovo a chegar a incríveis 10.930 metros de profundidade. Esse recorde aconteceu na região da Fossa das Marianas.

Outro modelo da mesma empresa foi escolhido para ser palco da cerimônia de um casamento em 2017. A festa foi realizada a 1.000 metros de profundidade. O modelo usado por Victor pode levar o navegante à profundidade total do oceano. Para realizar esse tipo diferenciado de passeio, o submarino tem toda a segurança necessária. Outra inovação instalada é seu recurso completo de filmagem de ultra-definição, para que os exploradores possam ver perfeitamente tudo o que as profundezas escondem de nossos olhos.