Primeira Dama Michelle Bolsonaro recebe empreendedores sociais de forte atuação no País - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Primeira Dama Michelle Bolsonaro recebe empreendedores sociais de forte atuação no País

Representantes da plataforma Transforma Brasil (SP), Porto Social (PE), Instituto Legado (PR) e Hub Social (MG) participaram do encontro
Imagem: Divulgação

No Brasil, segundo dados do IBGE, apenas 3,5% da população atua como voluntária em causas sociais pelo País. A maioria, membros de igrejas, pessoas que ficaram curadas de graves doenças ou profissionais oriundos de comunidades carentes que perceberam a necessidade de fazer a diferença na região onde vive. Diferente do que acontece em países como Estados Unidos e Inglaterra, o Brasil ainda caminha a passos lentos no quesito engajamento cívico. Atenta à necessidade de incentivar práticas de solidariedade pelo País, a Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, tem se aproximado de importantes instituições que atuam nas áreas de empreendedorismo social e incentivo ao voluntariado com o intuito de contribuir com o crescimento do setor.

Nesta quarta-feira (3), em Brasília, a Primeira Dama recebe um grupo de empreendedores sociais de quatro estados do País: São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná. Atuando em rede, as instituições oferecem apoio a empreendedores sociais, ONGs e voluntários nas regiões onde atuam. A ideia do encontro é conhecer as necessidades do setor para apoia lo e incentivar o trabalho voluntário e fortalecer o empreendedorismo social em todo o Brasil.

São Paulo – Transforma Brasil: A partir de São Paulo, a plataforma nacional de voluntariado Transforma Brasil cruza os dados de quem quer ajudar com quem precisa de ajuda. Através dela, voluntários podem se disponibilizar para oferecer horas de trabalho e instituições podem cadastrar vagas que precisam ser preenchidas por profissionais voluntários. Através de um “voluntariômetro”, a iniciativa já contabiliza mais de 1, 7 milhão de horas de trabalho voluntário em todo o País. A plataforma nacional foi inaugurada em agosto de 2018, mas é baseada na plataforma Transforma Recife, implantada na capital pernambucana em 2014.

Pernambuco – Porto Social: O Porto Social é uma incubadora e aceleradora de projetos sociais, localizada no Recife. Criada em 2016, a iniciativa possui mais de 200 projetos sociais e ONGs em sua rede, oferecendo cursos, capacitações, palestras e rodadas de negócios junto a instituições públicas e privadas. Juntos, os projetos beneficiados pela instituição, atingem mais de 100 mil pessoas na Região Metropolitana do Recife.

Minas Gerais – Hub Social: Criado em 2017, o Hub Social é fruto de uma das capacitações promovida pelo Porto Social, no Recife, que transferiu sua tecnologia para permitir a criação de uma instituição semelhante em Belo Horizonte. A instituição atende cerca de 100 projetos sociais mineiros e também atua no incentivo ao voluntariado.

Paraná – Instituto Legado: O Instituto Legado de Empreendedorismo Social é uma organização sem fins lucrativos que cria condições para ampliação do legado de pessoas, iniciativas e negócios sociais e ambientais. A instituição oferece educação inovadora, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação. A ideia é levar o social para o empreendedorismo e o empreendedorismo para o social.

Para o presidente da plataforma Transforma Brasil e do Porto Social, Fábio Silva, a criação de um pacote de benefícios para o setor pode fortalecer um segmento importante para o desenvolvimento social do País. “Por todo o Brasil, voluntários e empreendedores sociais são protagonistas de grandes transformações sociais, mas fazem tudo isso de maneira invisível e isolada. Em países como os Estados Unidos, o governo oferece condições, incentivo e benefícios para incentivar estas práticas. É preciso que isso também aconteça no Brasil”, afirma.

*Da assessoria