Banco Central implantará sistemas de pagamentos instantâneos
O desenvolvimento do sistema de pagamentos instantâneos está avançando. O Banco Central (BC) anunciou que será responsável por desenvolver uma base de dados e a administração do sistema. A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.
Os pagamentos instantâneos serão feitos em alguns segundos e funcionarão por 24h todos os dias da semana. Atualmente, as transferência são feitas por canais bancários e os valores chegam ao destinatário no mesmo dia, desde que a transferência seja feita em dias úteis, no horário comercial de 6h30 às 17h. Com o sistema de pagamentos instantâneos, a expectativa do Banco Central é que haja redução dos valores de cada operação.
A iniciativa se deu para “maximizar ganhos de escala e efeitos de rede típicos da indústria de pagamentos” e por levar em conta “a criticidade para o bom funcionamento do ecossistema de pagamentos”.