Confira os espaços dos escritórios Santos & Santos, Albuquerque + Malvim e Estúdio Noi na CasaCor
A CasaCor Pernambuco deste ano foi montada no Casarão da Família Santos, da década de 1930, pertencente a família do arquiteto Zezinho Santos, que assina o ambiente “Sala de Sonhar”, com Turíbio Santos, do escritório Santos & Santos Arquitetura, se tornando um grande anfitrião.
A “Sala de Sonhar” é totalmente interligada pela estante e pelo tapete. Com peças de Brennand, Buíque e Angola, a sala tem uma iluminação quente e é um charme à parte. “O cinza remete aos sonhos. Neles, as cores se perdem, as coisas são menos claras, então quisemos trazer essa perspectiva para o ambiente”, comenta Zezinho. “Tentamos fazer mais do que um ambiente. Tentamos fazer um estado de espirito. Aqui, é um lugar para parar, ouvir, cheirar, ver e sentir”, completa o arquiteto. Um painel do xilogravurista J. Borges é um dos destaques do ambiente.
Além de toda a beleza do espaço, chama a atenção de quem passa pelo local um quadro releitura. Inspirados em uma foto de John Lennon e Yoko Ono, os arquitetos, juntos há 19 anos, demonstram todo seu amor e afeto, uma das temáticas que envolvem a edição deste ano do evento.
Já misturando o design e o popular, os arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, da Albuquerque + Malvim Arquitetura, assinam a “Sala Motriz”, na mostra. “Acreditamos que a madeira abraça e traz aconchego, então temos três paredes envelopadas aqui”, explica Alysson Alburquerque. Na estante do ambiente, estão presentes livros, galhos secos e arte popular. A mistura de peças novas e antigas dão o charme ao espaço.
Um ambiente contemporâneo, aconchegante e que leva a natureza para dentro do espaço. É assim que as arquitetas Anely Camarotti, Flávia Ebrahim e Roberta Reis, do Estúdio Noi Arquitetura, definem o espaço assinado por elas, a “Varanda do Salão”. “Trouxemos materiais naturais e cores que remetem a natureza para fazer o ambiente, além de conseguir fazer mais de um tipo de uso do espaço pelo tamanho da varanda”, explicam as arquitetas Roberta e Flávia. O espaço ainda conta com um Urban Jungle, espaço que conta com várias plantas de diversas espécies e tamanhos, e tons terrosos, que dão à sensação de integração a natureza.
A titular deste blog, Ana Cláudia Thorpe, foi à mostra através de um convite pessoal dos três escritórios de arquitetura.