Cidades brasileiras para turismo do período colonial - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cidades brasileiras para turismo do período colonial

O Brasil, além das belíssimas praias e temperatura amenas, é famoso pela rica história e cultura. Essas são traduzidas na arte da arquitetura de algumas cidades do período colonial do país que merecem ser “turistadas”.

Começando pelo Nordeste, vale ressaltar a famosa vizinha da capital pernambucana – Olinda. Onde suas construções dão uma aula sobre a presença dos holandeses no país. Em adição às lindas praias e o fervoroso carnaval, Olinda conta com pontos históricos importantes como o Mosteiro de São Bento, a Igreja da Sé, o Convento de São Francisco e a Ladeira da Misericórdia.

Ainda na região, o próximo destino é Porto Seguro, na Bahia. A cidade tem a combinação perfeita entre turismo histórico e praia – por ser a primeira cidade visitada pelos portugueses em 1500. Possuindo belas praias e cenário paradisíacos, além de reunir as primeiras construções coloniais, como a Igreja Nossa Senhora da Pena e a praça de Pero Campos Tourinho.

Descendo para o Sudeste, a região tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco, a cidade de Ouro Preto é provavelmente a mais famosa do período colonial brasileiro. Grande polo cultural dos tempos da mineração em Minas Gerais, seu território detém lindas construções coloniais e igrejas cobertas em ouro – e ainda ter sido o epicentro da Inconfidência Mineira.

Ainda em Minas, a próxima parada é Tiradentes, a pequena cidade leva o nome do herói da Inconfidência Mineira e é vital para quem deseja descansar no interior do país. Seu circuito histórico não conta com a mesma quantidade de afazeres – comparado a Ouro Preto.

Essa é uma pequena seleção de destinos com cidades do período colonial brasileiro.