Empresa cria tecnologia que leva som à cabeça sem fones - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Empresa cria tecnologia que leva som à cabeça sem fones

A tecnologia SoundBeaming, da empresa israelense Noveto, promete projetar o som diretamente no ouvido sem usar fones de ouvido.

Através de ondas ultrassônicas, a empresa visa promover uma experiência de áudio sem incomodar outras pessoas que estão próximas ao fone de ouvido. As ondas são geradas com algoritmos de processador de sinal digital (DSP) e emitidas no ar por meio de uma matriz de transdutor própria. Com isso, o sinal localiza os ouvidos do indivíduo e concentram as ondas ao redor, emitindo o som diretamente para a pessoa. Com auxílio de sensores 3D, a tecnologia é capaz de criar um áudio espacial seguindo a movimentação e a posição da cabeça.

Na página oficial da Noveto, é explicado os cenários em que a tecnologia pode ser usada,  sempre dispensando o fone de ouvido e não interferindo na audição de outras pessoas. Seu primeiro dispositivo para consumidores foi chamado de SoundBeamer 1.0, o aparelho com formato de Soundbar pode ser conectado via Bluetooth e teve sua criação pensada, inicialmente, para videoconferências – mas pode ser usado para outras funções. O modelo inclui toda a tecnologia de localização auricular, áudio 3D e microfone embutido, e tem lançamento previsto para dezembro de 2021.