Estudo israelense descobre reversão de envelhecimento de células humanas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Estudo israelense descobre reversão de envelhecimento de células humanas

Com a ajuda de 26 pacientes voluntários, cientistas conseguiram reverter o processo de envelhecimento da célula humana – ato involuntário e natural da vida humana.

A célula humana envelhece quando os telômeros, estruturas que formam as extremidades dos cromossomos, são encurtados – danificando o DNA e impedindo a reprodução celular. No estudo em questão, os voluntários se submeteram a ficar em uma câmara de oxigênio hiperbárica, inalando oxigênio puro em uma pressão mais elevada que a da atmosfera terrestre, por cinco sessões de 90 minutos, toda semana, ao longo de três meses. Com o resultado, foi observado que alguns telômeros foram estendidos em até 20% do tamanho que tinham antes – tendo seu formato de 25 anos atrás.

O líder do estudo e médico da faculdade de medicina da Universidade de Tel Aviv, Shair Efrati, afirmou que um experimento da NASA serviu como inspiração para a realização do estudo. A pesquisa também observou que houve uma capacidade de redução das células senescentes, aquelas que não se dividem mais e acumulam espaço no organismo, em 37% – fazendo com que as saudáveis tivessem mais espaço para reproduzir.

Maiores estudos com a câmara de oxigênio hiperbárica serão realizados a fim de que tenham resultados mais concretos. Enquanto isso, existem alguns fatores que podem contribuir para o encurtamento dos telômeros, como a falta de boas noites de sono e a ingestão de alimentos processados em excesso. Mudanças nessas rotinas podem provocar o efeito contrário, desacelerando.