Hipercarro Chiron é uma pérola única para os amantes da velocidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Hipercarro Chiron é uma pérola única para os amantes da velocidade

O Bugatti Chiron ‘Profilée’ tem seu final revelado. Este único hipercarro Chiron deve arrecadar milhões em um leilão da Sotheby’s a ser realizado em fevereiro. O modelo com o lendário motor quad-turbo W16 da marca francesa está entrando na história com este lançamento final. Com sede em Molsheim, na França, ela está se unindo à RM Sotheby’s para vender este veículo. Assim como foi com o Veyron, o Bugatti Chiron gerou várias edições especiais ao longo de seu ciclo de vida. O Profilée deveria ser mais uma delas, já que a Bugatti pretendia fazer uma série de poucas unidades. Mas todas as alocações por um Chiron, independente da versão já estavam vendidas e a empresa conseguiu aprovação na Europa para produzir apenas um Profilée. Sendo assim, será tão único quanto o lendário La Voiture Noire.

De acordo com a casa de leilões, o Chiron Profilée é uma resposta aos pedidos dos clientes por uma versão “menos radical” do Chiron Pur Sport , voltado para o desempenho, que apresentava uma asa traseira de mais de um metro e oitenta, relações de transmissão mais curtas e aceleração lateral. A missão era criar um carro que canalizasse a elegância do estilo GT do Chiron original, mantendo o desempenho máximo do Pur Sport. Mas os engenheiros da Bugatti não mantiveram o desempenho do Pur Sport, pois eles o excederam. Com um redline aumentado para 6.900 RPM e uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas revisada, o Profilée é o Chiron de aceleração mais rápida até agora – 62 mph vem em 2,3 segundos, 124 mph em 5,5 segundos e 186 mph em 12,4 segundos.

Ele também possui recursos nunca antes vistos em exemplares anteriores do Chiron, começando com a pintura principal “Argent Atlantique” exclusiva do modelo, que é enfatizada pelo Blea Royal Carbon da parte inferior do corpo e detalhes em alumínio polido. A Bugatti pintou o hipercarro único nesta cor exclusiva, combinada com fibra de carbono exposta na tonalidade Bleu Royal Carbon, para a parte inferior da carroceria. As rodas do Profilée também não são compartilhadas com nenhum outro Chiron e vêm pintadas na cor Le Patron para combinar com a fibra de carbono inferior do carro. Detalhes de alumínio polido completam as mudanças no exterior.

Mecanicamente, as molas do Chiron Profilée são 10% mais rígidas que as do Pur Sport e o eixo traseiro tem 50% mais cambagem negativa para melhor tração nas curvas. A Bugatti diz que essas mudanças foram feitas sem afetar negativamente o alto nível de conforto que o Chiron oferece. Nesta aplicação, o motor de 8 litros com 16 cilindros em W e 4 turbos entrega uma potência de 1.500 cavalos, menos do que os 1.600 cv de outras versões, como o Centodieci e o Super Sport 300+.

Com um 0 a 100 km/h em 2,3 segundos e um 0 a 200 km/h em 5,5 segundos, o Bugatti Chiron Profilée é um dos carros de produção mais rápidos de todos os tempos. A velocidade máxima de 380 km/h 30 km/h menor que a do Pur Sport, que chega a “apenas” 350 km/h.

A cauda apresenta uma seção oca milimétrica para permitir que o ar quente escape facilmente, enquanto a frente é marcada com entradas de ar mais largas pelo mesmo motivo. A grade em forma de ferradura também foi ampliada e o divisor dianteiro alterado ajuda a maximizar a força descendente. Outra novidade da Chiron é encontrada no interior, onde um acabamento em couro utilizando 2.665 tiras tecidas à mão cobre o console central, painel, painéis das portas e incrustações na parede traseira.

O volante é da mesma cor dos assentos de conforto Deep Blue e o painel de instrumentos Chiron é colocado em uma caixa de alumínio anodizado preto. Não há estimativa de pré-venda para o Bugatti Chiron Profilée, mas a casa de leilões RM Sotheby’s vai leiloar o carro em 1º de fevereiro de 2023 e a Bugatti diz que uma parte dos lucros será direcionada para uma causa de caridade.

O Profilée é efetivamente o último carro da Bugatti 0km com motor W16 que poderá ser comprado, já que os modelos Mistral e o Bolide, exclusivo para pista, já foram totalmente vendidos. Por isso, espera-se que ele seja vendido bem além da produção do preço sugerido de US $ 3,6 milhões da Pur Sport.