Em dia com a Medicina - Meu presente de Natal em 2020 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Em dia com a Medicina,  Matérias,  Notícias

Em dia com a Medicina – Meu presente de Natal em 2020

No dia 30 de dezembro o coronavírus estará completando um ano no nosso convívio. Cruel e devastador, mudou e restringiu nossa forma de viver, nos tornando refém em nossos próprios lares e trazendo consequências na vida de todos. Nos afastamos dos mais frágeis, trazendo a saudade e a angústia da distância física, apesar de toda tecnologia para nos aproximar de alguma forma.

No ano mais difícil da nossa geração, mais do que nunca gostaríamos de estar juntos para celebrar a vida, mas o risco de aglomerar familiares pode nos separar ainda mais. Para aqueles que vão se reencontrar, alguns cuidados devem ser reforçados:

  1. Não deixe de usar máscaras. Ela será sua maior arma e a principal defesa;
  2. Higienize bem as mãos sempre que manipular algo que veio exterior ao domicílio;
  3. Não falar sobre a comida, não colocar a máscara sobre a mesa, não tocar olhos e nariz;
  4. Na mesa infelizmente é o ponto mais crítico. Comer não usa máscara e fatalmente gera conversa. Cada um deve se alimentar em horários diferentes e o distanciamento nesse momento deve ser de 2 metros ou mais;
  5. Troca de presentes? Amigo secreto? Tenta fazer uma sala de reunião em aplicativos para troca de presentes virtuais. Sites de compras e falar das qualidades do amigo vai ser bem divertido;

Esse foi um ano difícil, mas de muito aprendizado. Com vacinas e imunização em massa, as próximas festas terão um valor e significado muito maior! Que esse Natal nosso presente seja um 2021 pandêmico de SAÚDE!

 

Filipe Prohaska
Médico Infectologista chefe da Triagem HUOC/UPE
Diretor Médico da Infecto Associados do Recife