Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti - Verde é vida! - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti - Verde é vida!
Coluna,  Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti,  Notícias

Coluna Decorando com Luciana Cavalcanti – Verde é vida!

Verde é vida!

Essa semana conversaremos um pouquinho sobre a importância do verde nos ambientes. Todo projeto, por mais caprichado que esteja, precisa do que chamamos de finalização após a colocação do mobiliário. Essa finalização é o que nos permite dar vida ao ambiente, trazer o aconchego e a verdadeira sensação de lar.

São vários os elementos responsáveis por esse sentimento, como vasos, cortinas, tapetes, objetos de arte e plantas, muitas plantas!!!! Começarei falando da importância delas, já que são o único item vivo dessa lista. Além de nos aproximar da natureza, e talvez por esse mesmo motivo, as plantas em casa têm o poder de nos tranquilizar e relaxar, gerando uma grande percepção de paz.

Que tal se aventurar e testar? Eu mesma comecei modestamente com uma palmeira adulta na lateral do sofá, agora já são mais de 20 vasos espalhados pela casa. Costumo brincar que durante a quarentena tentei transformar nossa casa em uma floresta! E sim, voltamos a questão dos sentimentos, da busca pela paz nesse momento tão louco.

Para fazer essa transformação junto comigo, contei com a fundamental participação da equipe top da Villa Garden Paisagismo. Luciano Lacerda é um verdadeiro mago das plantas e me ajudou demais com suas ideias e adequação aos meus ambientes.

Falando de forma prática, podemos usar nas laterais do sofá, sobre a mesinha, um arranjo de folhas ou flores e do outro lado um cachepot de piso com uma planta mais alta, como a palmeira, dracena ou pleomele. Na mesa de centro, podem ter dois vasos, um com orquídeas, que todo mundo ama e dura bastante, e outro com suculentas, por exemplo. Uma ideia, que vi na casa de uma amiga, e amei muito, foi fazer a decoração da mesa de jantar com plantas de diferentes espécies e tamanhos, fica incrível, e claro que já fiz na nossa também!!!! Chegando ao lavabo, o bambu da sorte é uma ótima opção por ser resistente e ter manutenção bem simples.

E para finalizar, minha última dica é, fazer uma parede verde, por menor que ela seja, vale muito a pena. Uma simplezinha, apenas com jibóias, já vai mudar tudo pra muito melhor.

Vamos lá, agora é com vocês!

 

Luciana Cavalcanti arquiteta
Decoradora e especialista em artes plásticas
(81) 99111-2322