McLaren deseja ingressar no setor náutico com o barco mais veloz do mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

McLaren deseja ingressar no setor náutico com o barco mais veloz do mundo

O McLaren Volare, mais novo projeto da McLaren, pretende ser tornar o barco mais rápido do mundo em águas internacionais. A embarcação projetada por Henri von Freyberg, de Munique, na Alemanha, procura atender a todos os requisitos da organização que iniciou sua atuação no ramo automobilístico. Por essa razão, o exterior da lancha ganhou um design simplificado, favorecendo o alcance de altas velocidades.

O casco tem como base as lanchas tradicionais, porém com uma proa levantada que dá a impressão de mover o centro de gravidade da embarcação para a parte traseira – somente impressão. Isso se dá pela adição de duas barbatanas que direcionam a proa, sem fazer com que o centro de gravidade tenha um deslocamento a mais. Essa pequeno detalhe no design faz com que a lancha tenha menos atrito e, portanto, ganhe mais velocidade.

Outro componente foi modificado pensando na estabilidade: o leme. Mesmo sem nenhuma divulgação do mecanismo interno, sabe-se que ele tem a capacidade de realizar manobras de 120 graus. No geral, o modelo não é muito grande. O que se sabe até agora sobre o convés, é ele que possui duas janelas laterais grandes que proporcionam visibilidade dentro e fora do espaço.

A embarcação comporta de duas a seis pessoas em confraternizações, e somente duas no pernoite. Espera-se que, no deck superior, seja possível instalar mais uma cabine pequena capaz de acomodar mais dois passageiros.

Outro aspecto elegante do Volare é sua claraboia de vidro, que se estende por toda extensão da embarcação garantindo grande iluminação natural em seus interior. Não se tem informações sobre o motor e nem à data de lançamento.